Pular para o conteúdo principal

TJ-SP Como usar a técnica de resolvermos questões como método de estudo?

Postei hoje no blog um depoimento interessante do prof. Gustavo Barchet onde ele conta como em poucos meses obteve um excelente desempenho em prova do Cespe para o cargo de Delegado de Polícia Federal.
Se ainda não leu, CONFIRA AQUI !!!

Como a maioria deve saber, as provas do CESPE são em regra, no estilo Certo ou Errado. Você só julga o enunciado e não opta pela resposta correta dentre 5 alternativas. 

Já na vunesp, as questões são assim... E considero por isso ainda mais útil estudar resolvendo questões.
Vou tentar demonstrar... Suponha que vc nunca tenha lido as normas da corregedoria de SP.

Aí você em casa pega a prova tj-sp 2006 - VUNESP e se depara com a questão abaixo. Você lê, pensa ferrou... se a prova for assim eu me lasco todinho(a). Chuta qualquer alternativa e vai ver o gabarito... 
Aí, anote o gabarito correto e releia as assertivas de novo. Se o que se pede é o correto, você descobriu o que é o certo e quatro modos errados. A questão está te ensinando.... E justamente o que o examinador cobra.

Vejamos

Normas da corregedoria


66. É correto afirmar que 

(A) nos Ofícios de Justiça de Falências e de Recuperações, o fichário individual, caso não informatizado, será composto por fichas abertas com o número do processo, o nome, RG e CPF do autor, a natureza do feito, sendo organizado pelo número de processo, em ordem crescente. (você não sabe qual o erro, mas já sabe que não é assim. Se tiver curiosidade, vai na norma e confronta qual é a pegadinha)


(B) não serão feitas cargas aos oficiais de justiça nos 30 dias antecedentes às suas férias marcadas na  escala; neste prazo cumprirão eles os mandados anteriormente recebidos, só podendo entrar em férias sem nenhum mandado em mãos, exceto nos casos de baixa para redistribuição. (mais uma vez, você pode não saber qual é o erro. Mas ele está aqui.... nesse caso em vários pontos. Quando no nosso concurso cobrar até quando pode se fazer carga aos oficiais, nós já sabemos que não são nos 30 dias que antecedem suas férias).


(C) todas as sentenças, cíveis em geral, criminais, exceto as extintivas de punibilidade, e trabalhistas, deverão ser registradas. (aqui também... provável que o erro esteja no EXCETO, já vamos conferir).


(D) nas comarcas e foros distritais de segunda entrância, com mais de uma vara, há um ofício de distribuição judicial ao qual incumbem os serviços de distribuição cível e criminal, além do arquivo geral. (errada também, com uma busca direcionada acharemos a resposta e aprenderemos pq essa questão sempre cai)


(E) as precatórias recebidas serão lançadas no livro Registro Geral de Feitos, com indicação completa do juízo deprecante e não apenas da comarca de origem, dos nomes das partes, da natureza da ação e da diligência deprecada; é porém, dispensável a consignação textual do juízo deprecado.



Resumindo: Ler as provas anteriores, com o gabarito anotado, mesmo que você não confira a lei, já é útil. Se você for ver o que torna cada assertiva certa ou errada, o ganho será quântico. Você terá estudado exatamente o que o examinador cobra.... E aprenderá de vários assuntos de uma só vez. Aí nessa questão, ele envolveu os ofícios, os livros obrigatórios, como serão as cargas para oficiais de justiça com férias na escala etc... Vamos achar agora os dispositivos que falseiam as erradas e aqueles que corroboram as verdadeiras.
(usem a lei no pc, aí com ctrl + f já acha a parte cabível rapidinho).

(A) nos Ofícios de Justiça de Falências e de Recuperações, o fichário individual, caso não informatizado, será composto por fichas abertas com o número do processo, o nome, RG e CPF do autor, a natureza do feito, sendo organizado pelo número de processo, em ordem crescente

10-A.4. Nos Ofícios de Justiça de Falências e de Recuperações ou nas seções respectivas dos Ofícios de Justiça em geral, onde houver, o fichário individual, caso não informatizado, será composto por fichas abertas em nome dos empresários e das sociedades empresárias, organizadas em ordem alfabética. 

(B) não serão feitas cargas aos oficiais de justiça nos 30 dias antecedentes às suas férias marcadas na  escala; neste prazo cumprirão eles os mandados anteriormente recebidos, só podendo entrar em férias sem nenhum mandado em mãos, exceto nos casos de baixa para redistribuição.

20.1. Não serão feitas cargas aos oficiais de justiça nos 15 (quinze) dias antecedentes às suas férias  marcadas na escala; nesse prazo cumprirão eles os mandados anteriormente recebidos, só podendo entrar em férias sem nenhum mandado em mãos, vedada a baixa para redistribuição.


(C) todas as sentenças, cíveis em geral, criminais, exceto as extintivas de punibilidade, e trabalhistas, deverão ser registradas. 


26. Todas as sentenças, cíveis em geral, criminais, mesmo as extintivas de punibilidade, e trabalhistas, deverão ser registradas.

(já aproveita e aprende sobre sentença com assinatura eletrônica)

26.1. As sentenças registradas no sistema informatizado oficial com assinatura digital, ou com outro sistema de segurança aprovado pela Corregedoria Geral da Justiça e que também impeça a sua adulteração, ficam dispensadas de registro em livro próprio. 


(D) nas comarcas e foros distritais de segunda entrância, com mais de uma vara, há um ofício de distribuição judicial ao qual incumbem os serviços de distribuição cível e criminal, além do arquivo geral.

2.2. Nas comarcas e foros distritais de segunda entrância, com mais de uma vara, há uma seção de distribuição judicial.

2.1. Em cada comarca de terceira entrância há um ofício de distribuição judicial ao qual incumbem os serviços de distribuição cível e criminal, além do arquivo geral 





 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância de resolver questões anteriores em concursos públicos

Pessoal, como vão de feriado? Descansando, curtindo, aproveitando pra dar uma estudada? Eu tô tentando fazer um pouco de tudo... já dei aquela bela cochilada de tarde que em dias normais não consigo, agora tô dando uma estudada e mais tarde vou tomar aquela gelada que ninguém é de ferro... Mas... fazendo questões anteriores aqui (mesmo sem ver toda a matéria), me lembrei dum depoimento que li do prof. Gustavo Barchet sobre a importância desses exercícios. É isso que colo a seguir. Depois volto em outro post pra falar pq acho especialmente importante esta técnica de estudo. Vamos as lições do mestre Gustavo... (é meio extenso, mas vale muito a leitura) "Primeiramente, você tem que se dar conta de que resolver questões de provas anteriores da entidade (ESAF, CESPE, FCC etc) que vai elaborar a prova do concurso não é apenas ‘proveitoso’, ‘útil’, ‘importante’. Não, não. É muito mais que isso: é IMPRESCINDÍVEL.Em se tratando de provas objetivas, todo concursando tem que ter em m

TJ/SP - Questões de matemática da prova de 2013

Olá amigos, estão todos bem? Hoje começaremos a resolução de questões de MATEMÁTICA  que apareceram nas últimas provas aplicadas pela VUNESP para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário. A abordagem das questões, mais uma vez, é prática e não técnica, gerando um método que eu costumo chamar de resolução por meio de ‘contas de padaria’.... Onde o principal é o raciocínio matemático e não o apego as fórmulas (que facilitam bastante, mas que tenho muita dificuldade em guardar). Se vocês também tem dificuldades com fórmulas, vamos juntos.  Caso vocês não tenham estas dificuldades, vamos juntos também...  O importante é exercitarmos com as questões e, havendo outros meios mais simples de solução, compartilhem nos comentários. Lembro vocês novamente do peso impressionante que as questões deste bloco tem na prova: Matemática, Atualidades e Informática, com quatro questões cada, totalizam juntas 1/3 da nota final. Acertar as quatro questões de matemática já garante ao cand

"Tu que ensinas os outros, não te ensina a ti mesmo?" - Voltei aos estudos!

Segunda, 31.01.2022, 09h51! Restam 9 minutos para eu registrar minha frequência online e iniciar as atividades no home office no TJSP. Aproveito este intervalo pra registrar minha volta aos estudos. Na sexta, dia 28/01/2022, me submeti a uma das autocríticas mais sinceras que já fiz e cheguei a conclusão que me viciei em distrações. Enquanto estudava e me submetia aos concursos, ainda que de forma desorganizada, obtive relativo sucesso: primeiro emprego em 2002; sai da crise de 2008 indo trabalhar no ministério da fazenda em 2009; aprovação e posse no tj em 2013; oab em 2016 e depois.... DISTRAÇÕES!!! Minha curiosidade e vontade de aprender sobre diversos assuntos me derrubou. Passei a aprender superficialmente sobre vários temas e nenhum deles foi capaz de me levar para um outro nível. Resultado: hoje sei que não atingi meu potencial profissional e consequentemente não ganho o que poderia ganhar se tivesse continuado nos estudos, de modo firme, numa direção só. Falando aqui parece