Olá amigos, estão todos bem?
Hoje começaremos a
resolução de questões de MATEMÁTICA que apareceram nas últimas provas aplicadas
pela VUNESP para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário.
A abordagem das
questões, mais uma vez, é prática e não técnica, gerando um método que eu
costumo chamar de resolução por meio de ‘contas de padaria’.... Onde o
principal é o raciocínio matemático e não o apego as fórmulas (que facilitam
bastante, mas que tenho muita dificuldade em guardar).
Se vocês também tem
dificuldades com fórmulas, vamos juntos. Caso vocês não tenham
estas dificuldades, vamos juntos também...
O importante é exercitarmos com as questões e, havendo outros meios mais simples de solução, compartilhem nos comentários.
O importante é exercitarmos com as questões e, havendo outros meios mais simples de solução, compartilhem nos comentários.
Lembro vocês novamente do
peso impressionante que as questões deste bloco tem na prova: Matemática,
Atualidades e Informática, com quatro questões cada, totalizam juntas 1/3 da
nota final.
Acertar as quatro
questões de matemática já garante ao candidato a nota de 1,11 (11,10% da
nota final).
Vamos lá? As primeiras questões foram extraídas da prova aplicada em 2013.
Um abraço concurseiro e
fraterno,
André Pereira.
Matemática
35. Em um dia de
muita chuva e trânsito caótico, 2/5 dos
alunos de certa escola chegaram atrasados, sendo que 1/4 dos atrasados tiveram
mais de 30 minutos de atraso. Sabendo que todos os demais alunos chegaram no
horário, pode-se afirmar que nesse dia, nessa escola, a razão entre o número de
alunos que chegaram com mais de 30 minutos de atraso e o número de alunos que
chegaram no horário, nessa ordem, foi de
(A) 2:3.
(B) 1:3.
(C) 1:6.
(D) 3:4.
(E) 2:5.
Nestas questões, uma
dica que pode ser útil é atribuir um número que represente o universo todo. Um
bom número para atribuirmos ao total de alunos da escola é 100.
Daí voltamos ao
enunciado que diz que de todos os alunos (os 100 que atribuimos), 2/5 deles se
atrasaram...
Para descobrirmos
quantos dos 100 estão atrasados, dividimos 100 em 5 partes = cada parte terá 20
alunos. Lá diz que 2/5, ou duas partes das cinco que encontramos, se atrasaram.
Se uma parte é igual a 20, duas partes será igual a 40. Então, 40 alunos estão
atrasados.
Destes 40 atrasados,
1/4 deles tiveram atraso maior do que 30 minutos. Podemos encontrar já estes
que demoraram mais do que 30 minutos. Dividimos todo o grupo dos atrasados (40)
em quatro partes... Cada parte conta com 10 alunos (1/4 de 40). Assim, temos
que 10 alunos se atrasaram por período maior do que 30 minutos.
A continuação diz que
tirando os 2/5 atrasados (os quarenta que encontramos lá em cima), todos os
demais chegaram no horário. Já vimos que os 2/5 de 100 são quarenta alunos. Os que chegaram em
tempo, são 3/5 = 60 alunos (que também encontraríamos se dos 100 alunos
subtraíssemos os 40 atrasados = 60 em tempo!
Por fim, chegamos ao
que se pede:
Qual a razão
entre o número de alunos que chegaram com mais de 30 minutos de atraso e o
número de alunos que chegaram no horário, nessa ordem ?
Temos que 10
alunos se atrasaram por mais de 30 minutos e que 60 alunos chegaram no horário.
Essa razão,
então, é de 10 para 60, que simplificando, é o mesmo que 1 para 6.
A cada 1 aluno
com mais de trinta minutos de atraso, 6 chegaram no horário.
GABARITO : LETRA C
36. Uma empresa
comprou um determinado número de folhas de papel sulfite, embaladas em pacotes
de mesma quantidade para facilitar a sua distribuição entre os diversos
setores. Todo o material deverá ser entregue pelo fornecedor acondicionado em
caixas, sem que haja sobras. Se o fornecedor colocar 25 pacotes por caixa,
usará 16 caixas a mais do que se colocar 30 pacotes por caixa. O número total
de pacotes comprados, nessa encomenda, foi
(A) 2 200.
(B) 2 000.
(C) 1 800.
(D) 2 400.
(E) 2 500.
Comentário: Acho
esta questão bem legal e bastante exemplificativa do que falei lá no começo de
chegar a resposta com o que se tem... ainda que não se conheça fórmula ou um
meio mais rápido de solução.
Digo isso porque
li a questão rapidinho hoje pela manhã (03.09.2014), fiquei pensando em qual
método resolver (lembrei dos sistemas de equação, através da adição), daí fui
tentar montar o problema e.... travei.
Como tinha pouco
tempo, desisti do sistema de equação e conclui que resolveria rapidinho se
testasse as alternativas... e foi o que fiz e reproduzirei aqui.
1º) Lendo o enunciado: Empresa comprou
sulfite, embalado em pacotes de mesma quantidade de folhas... sendo os pacotes
acondicionados em caixas. Se colocarmos 25 pacotes em cada caixa, no final
teremos 16 caixas a mais do que se colocarmos 30 pacotes em cada caixa. Com
essa informação, espera-se que encontremos o número total de pacotes comprados,
tendo como alternativas:
(A) 2 200.
(B) 2 000.
(C) 1 800.
(D) 2 400.
(E) 2 500.
2º) Algumas sacadas para fazer na raça: Como disse,
tentei fazer com método e me enrolei... Daí decidi testar as alternativas...
Como o enunciado fala em alocar 25 pacotes por caixa, resultando em 16 caixas a
mais caso sejam colocados 30 pacotes por caixa, então o resultado tem que ser um número divísivel tanto por 25,
quanto por 30, tendo resultado exato (“sem sobras”).
Assim, de cara
descartamos os resultados 2.200, 2.000 e 2.500 (alternativas “A”, “B” e “E” são falsas)
Restam apenas as
alternativas C e D, respectivamente, 1.800 e 2.400. Vamos testar, dividindo
cada um destes valors possíveis por 25 e depois por 30, sendo que o resultado
da divisão de 25 deverá ser maior do que a divisão por 30 em 16 (16 caixas a
mais).
1.800 / 25 = 72
1.800 / 30 = 60
72 – 60 = 12
caixas a mais, se a compra fosse de 1.800 pacotes e alocados 25 pacotes por
caixa. Logo,
alternativa “C” também é falsa.
Só
nos resta a alternativa “D”, mas precisamos testá-la....
2.400
/ 25 = 96 caixas
2.400
/ 30 = 80 caixas
96
– 80 = 16 caixas a mais caso embalem 25 pacotes por caixa.
A
compra total foi de 2.400 pacotes.
GABARITO LETRA “D”
OK, OK... Parece
cansativo... mas caso você não tenha outros recursos e, principalmente, se nos habituarmos com esse enfoque, a solução será rápida. Acreditem!!!
Outra coisa: provável que nas questões de Direito haja um ganho de tempo para que nos dediquemos em outras matérias e, em nossa prova, só teremos 4 (QUATRO) questões de matemática, com peso elevadíssimo (11,1% da nota final)
Outra coisa: provável que nas questões de Direito haja um ganho de tempo para que nos dediquemos em outras matérias e, em nossa prova, só teremos 4 (QUATRO) questões de matemática, com peso elevadíssimo (11,1% da nota final)
Melhor apelar do
que errar a questão, né?
Já rascunhei uma
solução melhor e depois colo aqui.
37. Acessando o site
de determinada loja, Lucas constatou que, na compra pela internet, com prazo de
entrega de 7 dias úteis, o notebook pretendido custava R$ 110,00 a menos do que
na loja física que, por outro lado, oferecia a entrega imediata do aparelho.
Como ele tinha urgência, foi até a loja física e negociou com o gerente,
obtendo um desconto de 5% e, dessa forma, comprou o aparelho, pagando o mesmo
preço que pagaria pela internet. Desse modo, é correto afirmar que o preço que
Lucas pagou pelo notebook, na loja física, foi de
(A) R$ 2.110,00.
(B) R$ 2.200,00.
(C) R$ 2.000,00.
(D) R$ 2.310,00.
(E) R$ 2.090,00.
Galera, questão
de percentual, desconto etc é quase certa em nossa prova. É bom treinarmos.
Mais do que grandes contas, entendo que é importante fazer a leitura correta da
questão, saber o que temos que encontrar.
O enunciado diz
que Lucas encontrou o aparelho na internet com preço R$ 110,00 reais mais
barato do que na loja física.
Mas negociando
com o gerente na loja física, que tinha pronta entrega, conseguiu 5% de
desconto, levou o produto na hora e pagou o mesmo preço que pagaria na
internet.
A pergunta é:
Quanto Lucas pagou na loja física???
As informações
que temos é = Lucas conseguiu 5% de desconto e que estes representavam a
diferença entre as lojas física e online, que o problema diz que era de R$
110,00.
Então, se 5% é
igual a R$ 110,00, divindo 110 por 5 descobriremos quanto é um 1% do produto na
loja física, concordam?
110 / 5 = R$
22,00 = 1% do produto na loja física (preço original)
Daí se fizermos
R$ 22,00 x 100 acharemos o preço do
produto na loja física, sem o desconto
Preço na loja
física = 2.200,00 (sem desconto)
O desconto
obtido foi de 5%, que corresponde a R$ 110,00.
Lucas
pagou R$ 2.090,00
GABARITO LETRA “E”
38. A figura mostra
um terreno retangular cujas dimensões indicadas estão em metros.
O proprietário
cedeu a um vizinho a região quadrada indicada por Q na figura, com área de 225
m². O perímetro (soma das medidas dos
lados), em metros, do terreno remanescente, após a cessão, é igual a
(A) 240.
(B) 210.
(C) 200.
(D) 230.
(E) 260.
Outra questão
que é bastante corriqueira nas provas do TJ/SP para o cargo de Escrevente...
estas que apresentam uma figura e exigem que conheçamos sobre sistema de
medidas.
Para
resolvê-las, é legal ter umas noções simples = área das figuras, perímetro etc.
Nesta questão, em especial,
espera-se que informemos qual o perímetro da área, após a cessão da região
identificada como Q (parte menor no canto esquerdo da figura).
O comando ainda nos diz que as
dimensões dadas estão em metros (do
lado direito, o 40!), e para facilitar, ainda nos explica o que é o
perímetro = a soma das medidas dos lados... ou, se esssa área fosse um
quarteirão, quantos metrôs nós andaríamos para andar ao seu redor. Beleza?
Vamos à solução:
Aréa Q é igual é um quadrado é
tem 225m² de área (no enunciado: “a região quadrada indicada por Q na figura,
com área de 225 m²).
Achamos a área quadrada de
retângulos ou quadrados por multiplicarmos a ‘altura’ pela ‘largura’, por assim
dizer... Se é quadrado, tem todos os lados iguais.
Então vamos achar quanto mede
cada lado por encontrarmos a raiz quadrada de 225!
Se relembrarmos a tabuada,
acharemos que 15 x 15 = 225! Então, cada lada daquela área Q, descrita no problema
como X, tem 15 metros!
Voltemos a
figura.... agora com as adaptações...
Na figura acima já substituímos o X por 15 m, que
encontramos por meio da raiz quadrada de 225. Também substituimos o 5x por 75
m. E, por notar que a ‘altura’ do terreno dada na questão é de 40 m e parte
destes 15 já estão somados ali na área cedida, a parte que restante é igual a
40 – 15 = 25m
Agora é só somar:
75 + 40 +60+ 15 + 15 + 25 = 230 m é o perímetro da área
após a cessão (e também é o perímetro da área antes da cessão, podem
conferir!!!)
GABARITO LETRA
“D”
Comentários
Em relação a questão de número 36 fiz um pouco diferente,consegui resolve-la testando as alternativas.Fiz uma divisão do valor que consta nas alternativas pelo número de pacotes ( no caso o 25 e o 30.Depois subtrai o resultado e o valor que deu a diferença de 16( que é a quantidade de caixas a mais era a alternativa correta.EX: 2400 : 25 = 96 / 2400:30= 80 / 96 - 80 = 16. Então alternativa D 2400