Pular para o conteúdo principal

CONTABILIDADE - DEBITANDO E CREDITANDO

Fala galera, belezinha?
Hoje peço licença aos nobres guerreiros do TJ-SP pra postar um sei lá o quê de Contabilidade...
Acho que é um resumão, um panorama geral.

A ideia surgiu porque o estudo da contabilidade é bem áspero... Leva tempo pra entender o mecanismo da coisa e as vezes as explicações teóricas confundem bastante. Falo isso porque queimei as pestanas até compreender a lógica dum débito e crédito (é sério, meu pai, contabilista, a vida toda tentou me explicar porque quando se compra um veículo a vista é débito de veículo e crédito de caixa... a coisa nunca fez sentido pra mim, até que depois de milênios tive um click)

Contabilidade pra quê?

Como disse, meu pai tentava me explicar a mecânica da coisa, o sistema de partidas dobradas, que cada crédito corresponde a um débito, que a cada ação ou registro do diário se faria um lançamento desses (debitar e creditar) e eu, ainda bem novo, no final perguntava pra ele: “mas pra quê isso? eu compro um carro a vista, lanço que é débito de veículo e crédito de caixa, e.......????????”

Daí ele me dizia que a ideia era controlar. Como eu não entendia o todo, que esses lançamentos iriam para os razonetes, que gerariam balancetes de verificação e depois balanços contábeis, a função ou objetivo da coisa não era evidente pra mim.

E embora o conceito teórico do objetivo da Contabilidade possa ser mais amplo do que aquele que meu pai me ensinou, no fundo o trem serve mesmo é pra isso: controlar o patrimônio, fornecer informações a quem possa interessar (e muitos são os interessados: do acionista que avaliará se continua investindo ao funcionário que se interessa em saber se o seu salário será depositado no fim do mês), dar um retrato da situação da entidade (com fins lucrativos ou não). Com seus mecanismos, a contabilidade diz se a empresa ou instituição teve lucro ou prejuízo, se tá indo bem ou mal, se tá devendo ou se tá com o burro na sombra. É isso!


O que se contabiliza?


A contabilidade se preocupa com aquilo que pode ser valorado, que seja passível de receber uma expressão monetária, quantificado, medido economicamente. Assim, o que não tem valor monetário ou econômico, embora seja muito útil para nossas vidas, não será apurado ou controlado pela contabilidade. Não será objeto dela (a definição das bancas examinadora é de que o objeto da contabilidade são as aziendas, ou o patrimônio sendo gerido).

O que pode ser valorado e será controlado pela contabilidade se dividirá em bens, direitos e obrigações.

No balanço contábil, esses três itens (bens, direitos e obrigações) estarão assim distribuídos:

Bens e direitos ficarão do lado esquerdo, o do ATIVO.

Obrigações ficarão do lado direito, no PASSIVO.
Ainda deste mesmo lado direito, do passivo, ficará o patrimônio líquido (que representa a riqueza própria da entidade).


Com isso, chegamos a uma equação fundamental da contabilidade, que é a seguinte:

Ativo – Passivo = Patrimônio líquido, ou riqueza própria

Traduzindo no popular... Se você somar tudo o que você tem, as moedas no bolso, o dinheiro no banco, seus bens, seus direitos você vai apurar quanto é o seu ativo. Depois, se você listar tudo o que deve, todas as obrigações que recaem no teu lombo, vai ter o passivo. Daí se subtrair o que você tem, menos o que você deve, vai chegar no patrimônio líquido, a sua riqueza própria.

Essa riqueza própria, ou situação líquida, pode ter três naturezas:

Se o ATIVO for maior do que o passivo, sua situação líquida será POSITIVA. Você tem mais do que deve, parabéns!!!
Se o ativo for menor do que o PASSIVO, sua situação líquida será NEGATIVA. Você tá lascado, deve até as calças...
Se o ATIVO e o PASSIVO forem do mesmo tamanho, sua situação líquida será NEUTRA ou NULA, alguma coisa assim. Você não está ganhando, nem perdendo.
Exercitando as possíveis situações líquidas:

ATIVO 100.000,00
Passivo 50.000,00
Situação líquida: ??????

100.000,00 – 50.000,00 = 50.000,00 (patrimônio líquido)
Beleza!!!! Situação líquida positiva


Ativo 500.000,00
PASSIVO 2.000.000,00
Situação líquida: ????????

500.000,00 – 2.000.000,00 = (1.500.000,00)* patrimônio líquido
Ferrou... Situação líquida negativa
* Por convenção, os números negativos na contabilidade vem entre parênteses


Ativo 500.000,00
Passivo 500.000,00
Situação líquida = neutra
500.000,00 – 500.000,00 = 0!
Não perde e nem ganha.





Como debitar e creditar?


Este é o ponto que demorei uma penca de tempo pra aprender: Quando um evento vai ser entendido como débito ou crédito?

É este o ponto que ensejou esse post.

Suponha que no livro diário da empresa, encontremos o seguinte registro:

01/01/XX – Constituição da empresa, com capital social de 50.000,00 totalmente integralizado em dinheiro.

Esse é o registro que inaugura a parada... é a grana q começa a brincadeira. Como vamos lançar?


O que o registro diz é que o dono ou os sócios colocaram 50.000,00 pra começar o empreendimento. Sem dizer nada, diz que tiraram 50.000,00 do bolso ou de seus recursos e jogaram no caixa da empresa.

Se eles fizerem isso e 1 minuto depois pensarem: “Ah, não vamos continuar com isso não que é muito trabalho empreender... Quero minha grana de volta!!!” Quem vai devolver a grana? Quem tá devendo isso? Quem vai responder pelo dinheiro? Quem vai 'pagar a conta'?

A resposta é : o CAIXA.
Quando colocaram dinheiro na parada (integralizando o capital social) eles pegaram o malote e deixaram a disposição do caixa. É o caixa que vai dar conta dessa bolada. Então, teremos no registro de 01/01/XX

Débito = Caixa
Crédito = Capital Social
R$ 50.000,00


Outra ideia pra entender o mecanismo

Esquece a historinha de desistir da empreitada, a empresa vai que vai e vamos avançar. Com a integralização do capital social, 'apareceu' R$ 50.000,00 no caixa. Daí eu pergunto: “Dinheiro nasce em árvore??? Brotou ali do nada??? Pode torrar a vontade ou vai prestar contas dele pra alguém???”

Todo mundo sabe que a moeda não dá em árvore.

Os R$ 50.000,00 só estão no caixa porque alguém (na verdade uma das contas do balanço patrimonial) deu origem a ele.
O caixa deve (tá em débito, por isso é debito de caixa) para o capital social (que tem um crédito no caixa, foi quem fez a graça), por isso lançamos crédito de capital social.


Se ainda a coisa não ficou clara, a pergunta fundamental a fazer na hora de creditar ou debitar é : quem está pagando está conta? Quem tá fazendo essa graça? O crédito (no sentido de ter feito a moral) vai pra quem?

Então, reforçando, no lançamento de 01/01/XX temos:

D = Caixa (o dinheiro tá com o caixa, mas não nasceu ali... veio de algum lugar, portanto o caixa tá devendo pra essa origem)
C = Capital Social (o 'cara'.... quem jogou a grana na mão do caixa, aquele que fez a presença)
R$ 50.000,00


Continuando...

Agora nossa empresa já tem R$ 50.000,00 no caixa.
Vamos precisar de um carro pra começar os trampos. No webmotors.com tem um anúncio dum golzinho de R$ 6.500,00. Parece bom e barato, vamos abraçar (propaganda da venda do meu gol quadrado). Vamos pagar à vista, com recursos do caixa.
Então, em 03/01/XX compramos o carro a vista, por R$ 6.500,00.

Aí a pergunta: “Ok, compramos o veículo. Quem pagou a conta? Se vamos usar o carro no empreendimento, é graças a quem? De onde vem a bufunfa que originou o pagamento?” Do caixa, né!!! Daí lançamos assim:

D = Veículo (o carro que gerou o gasto, ele que gastou a moeda. A dívida é dele)
C = Caixa (ele que pagou a conta, a origem do dinheiro vem do caixa, os créditos são todos dele!!!)
R$ 6.500,00


Em 05/01/XX compramos móveis e utensílios que precisaremos na empresa. Lá se vão mais R$ 5.000,00.
Como lançamos? Quem gastou a parada? Os móveis, eles que ficam em dívida. Quem pagou a conta? O caixa de novo, créditos pra ele.

D = móveis
C = caixa
R$ 5.000,00

Em 06/01/XX a gente se liga que dinheiro no caixa é perigoso e abre uma conta corrente. Depositamos nela R$ 25.000,00.
O dinheiro vai sair do caixa, mas vai pra onde? Quem é que vai responder por essa moeda? A conta! E apareceu no banco a troco de nada? Não, a origem é o caixa, quem recebe os créditos!

D = banco conta movimento
C = caixa
R$ 25.000,00

É isso. Nessa brincadeira, vamos debitando e creditando.




Mas como a gente transforma isso em informação 'digerível', que dê pra bater os olhos e entender?

Bom, aí o próximo passo são os razonetes.... Pra cada conta que apareceu no livro diário, nós criamos um razonete, pra ver qual é o saldo dessa conta (conta aqui não é a conta do banco, é a denominação de cada paradinha aí, veículos, caixa, móveis e utensílios etc).

Nos nossos lançamentos, vimos essas contas que dão nome aos razonetes abaixo. Por convenção da contabilidade, os débitos são lançados na esquerda e os créditos na direita. Agora vamos voltar aos lançamentos que fizemos e colocá-los nos razonetes, pra ver o resultado de cada conta. Os lançamentos estão aí, vou colocando-os nos razonetes. As cores diferentes é pra associar cada lançamento ao que foi colocado no razonete, ok? Depois em cada razonete, faz o cálculo do total dos débitos menos o total dos créditos (cada lado do razonete é uma operação, esquerdo débito, direito crédito). O resultado será em PRETO negritado, ok?


D = Caixa (o dinheiro tá com o caixa, mas não nasceu ali... veio de algum lugar, portanto o caixa tá devendo pra essa origem)
C = Capital Social (o 'cara'.... quem jogou a grana na mão do caixa, aquele que fez a presença)
R$ 50.000,00

D = Veículo (o carro que gerou o gasto, ele que gastou a moeda. A dívida é dele)
C = Caixa (ele que pagou a conta, a origem do dinheiro vem do caixa, os créditos são todos dele!!!)
R$ 6.500,00

D = móveis
C = caixa
R$ 5.000,00

D = banco conta movimento
C = caixa
R$ 25.000,00


               CAIXA                               BANCO CONTA MOVTO                    VEÍCULOS                          MÓVEIS E UTENS.
50.000,00
6.500,00

25.000,00


6.500,00


5.000,00


5.000,00










25.000,00









13.500,00


25.000,00


6.500,00


5.000,00



         CAPITAL SOCIAL

50.000,00
































50.000,00












Razonetes

CONTAS DO ATIVO (ter dinheiro em caixa, ter móveis, ter veículo, ter conta em banco é ter bens e direitos... logo são contas do ATIVO)

- Caixa:
50.000,00 – 6.500,00 – 5.000,00 – 25.000,00 = débito 13.500,00
Caixa deve 13.500,00 (tem q ter no caixa, ele é responsável por esse valor, dará conta dele)

- Banco conta movimento = débito R$ 25.000,00 (tem que tá lá, tira extrato e mostra 'la plata')

- Veículso = débito 6.500,00 (tem q ter um carro nesse valor)

- Móveis e utensílios = débito 5.000,00


CONTA DO PASSIVO

Lá em cima falei que Capital Social é conta do passivo, e é.... SE fechar a empresa, teoricamente tem que restituir o que foi investido, os 50.000,00.... Meio que uma obrigação (não sei se é certo dizer isso, mas me ajuda na lógica), por isso tá no passivo.

- Capital Social = crédito 50.000,00


Pronto, já fizemos os razonetes.

Próximo passo é fazer o balancete de verificação, conforme modelo abaixo. Só alimentar com os resultados dos razonetes. Saldo devedor e credor tem que ser iguais, aí tá certinho!

Balancete de Verificação- Levantado em 31/12/XX

Saldos
contas
devedor
credor
Caixa
13.500,00

Bancos conta movimento
25.000,00

Veículos
6.500,00

Móveis e Utensílios
5.000,00




Capital Social

50.000,00






totais
50.000,00
50.000,00
Depois disso é fazer o balanço patrimonial que é a informação que resume tudo o que foi feita e como ficou a parada no exercício. 
Mais tarde completo com balanço e posto um exercício mais lançamentos e mais completo.

Abraços,

MontMor.

Ok?

Comentários

Anônimo disse…
Grande Mont's, ajudou muito.
Obrigado pela ajuda e

PARABÉNS PELO SEU ANIVERSÁRIO HOJE.

ABRAÇO TONY
André Pereira disse…
VAleu, Tony.
Hora de viagem aos anos 80.
RPM ahahahahahahaha
Anônimo disse…
VALEU mesmo , to iniciando agora no escritório de contabilidade e to achando muito difícil de entender o debitar e o creditar , mas vc me ajudou muito VALEU MESMO!!!!!!
Marjorie disse…
Boa tarde,
sua explicação é ótima e ratificou o meu entendimento,mas qdo se trata de registro de despesa do mês para pagamento posterior, como faz esse lançamento no creditar e debitar e porque? Se puder explicar da maneira que explicou, agradeceria muito!
Unknown disse…
Muito bom!!! agora que entendi acredita!nessa brincadeira aprendi a DEBITAR E CREDITAR, q legal mesmo.
Obrigado.
Pedro disse…
Muito obrigado, foi a melhor explicação que encontrei até agora, para esses conceitos de débito e crédito que no cotidiano tem aplicações diferentes da contabilidade...grande abraço!
André Pereira disse…
Que bom que ajudou, Pedro. Sucesso!
Anônimo disse…
muito obrigada, estava com muita dificuldade de compreender esse assunto, mas depois das explicaçoes ficou bastante claro. obrigada mesmo
Lili Modas disse…
parabéns vc conseguiu explicar de maneira fácil e clara o que muitos professores não conseguem, já tava desistindo da area kkk mas com esse empurrãozinho acho q vou continuar. valeu!!!!!
Unknown disse…
Caraca... so vc me ensinou isto.obrigada
Unknown disse…
Caraca... so vc me ensinou isto.obrigada
Unknown disse…
Me ajudou muito suas explicações,obrigada.
Anônimo disse…
Ótimo. Bastante informal e intuitivo. Em 15 minutos de leitura desse blog aprendi mais que em 6 horas de aulas com aquelas merdas de professores on-line. Obrigado mesmo!
Anônimo disse…
CARA PARABÉNNNNNSSS !!!! MINHA PROFESSORA COM DOUTORADO NÃO CONSEGUIU ME FAZER ENTENDER ISSO. O MODO DE EXPLICAR É TUDO! VOCÊ ME SALVOU.
Anônimo disse…
perfeito cara, se eu tivesse faltado esses ultimos 2 meses e meio de aula de contabilidade, estaria mais bem munido somente vendo esta pagina! sensacional só entendi com sua explicação ! sensacional
Anônimo disse…
muito obrigada pela explicação, muito boa mesmo!!!
Anônimo disse…
Valeu mesmo colega, tinha algumas dúvidas em relação aos lançamentos, você me esclareceu em poucas linhas os meus 2 meses de aprendizado.
Atenciosamente Magnifico.-Grs
Anônimo disse…
Aprendi assim: NESSE ESQUEMA VC TEM QUE SABER CLASSIFICAR AS CONTAS EM ATIVO, PASSIVO, PL, DESPESA E RECEITA.
CONTA DO ATIVO AUMENTOU?= DEBITA ELA; CONTA DO ATIVO DIMINUIU?= CREDITA ELA.
CONTA DO PASSIVO AUMENTOU?= CREDITA ELA; CONTA DO PASSIVO DIMINUIU?= DEBITA ELA.

CONTA DE DESPESA AUMENTOU?= DEBITA ELA; CONTA DE DESPESA DIMINUIU?= CREDITA ELA.
CONTA DE RECITA AUMENTOU?= CREDITA ELA; CONTA DE RECEITA DIMINUIU?= DEBITA ELA.

ATIVO PASSIVO

↑ D C ↑

↓ C D ↓


DESPESA RECEITA
↑ D C ↑

↓ C D ↓


Anônimo disse…
Valeu mestre! Ótima abordagem.
Anônimo disse…
Parabéns pela explicação!Estou terminando o meu curso de técnico em administração e estou no módulo de finanças e contabilidade básica,porém tive muita dificuldade para associar esse tipo de regra contábil e lendo esse post consegui entender de forma clara e objetiva. Algo que o meu professor não conseguiu fazer em um dia de aula.
Muito obrigado.
fabio disse…
cara mt obr, perdi essa aula mas suas explicaçoes tiraram todas as minhas duvidas
Unknown disse…
Grato, mestre! Deu para entender perfeitamente!
Unknown disse…
Olá, muito bacana sua explicação, me ajudou muito.

Já tem o post sobre o balanço?

Abs
Unknown disse…
Que consolador saber que não foi só eu que tive dificuldade de entender isso!!!kkkk
Vc é um ser iluminado...muito obrigado
Depois de muito pesquisar só agora consegui entender o raciocinio da coisa

De coração..valeu.
Unknown disse…
Show, sou formado em Direito e estou ministrando um curso de qualificação de assistente administrativo e me deparei com esse tema em contabilidade, que não é e nunca foi minha praia, com esse material consigo desenvolver a aula com uma abordagem mais objetiva e segura, vlw.
forte abraço.
Ass: Htr
IMPORTCHAMPION disse…
SENSACIONAL ! MUITO BOA EXPLANAÇÃO! EU AQUI EM 2020 CHEGUEI NO SEU BLOG SEI LÁ COMO NAO SEI NEM SE VOCE VAI LER COMENTARIO MAS FICA AQUI MEU REGISTRO, MELHOR EXPLANAÇÃO DE OPERAÇOES CRÉDITO E DÉBITO DE TODOS OS TEMPOS DE QUE MUITO SITE BLABLABLA DA INTERNET. COPIEI E COLEI AQUI PRA USAR PRA CONCURSO. AHAH VALEW...
IMPORTCHAMPION disse…
CARA SENSACIONAL! EXCELENTE EXPLANAÇÃO! EU AQUI EM 2020 NAO SEI NEM COMO VIM PARAR NO SEU BLOG, E NAO SEI NEM SE VOCE VAI LER MEU COMENTÁRIO, MAS FICA AQUI MEU REGISTRO, SUA EXPLICAÇÃO SOBRE OPERAÇOES CREDITO E DEBITO FOI MUITO UTIL E MUITO MELHOR DO QUE SITES BLABLABLA QUE FALAM SOBRE O ASSUNTO. PARABENS. COPIEI E COLEI AQUI PRA ESTUDAR PRA CONCURSO. HAHA VALEW...
André Pereira disse…
Fico feliz em saber que este post continua a ajudar a galera que está quebrando a cabeça para entender as operações de crédito e débito aí da contabilidade. Obrigado pelos feedbacks. Saibam que revisitando o blog, agora em 2022, os comentários de vocês foram importantes para eu voltar a escrever.
O foco agora é ajudar candidatos que estão se preparando para as Guardas Civis Brasil afora.

Postagens mais visitadas deste blog

A importância de resolver questões anteriores em concursos públicos

Pessoal, como vão de feriado? Descansando, curtindo, aproveitando pra dar uma estudada? Eu tô tentando fazer um pouco de tudo... já dei aquela bela cochilada de tarde que em dias normais não consigo, agora tô dando uma estudada e mais tarde vou tomar aquela gelada que ninguém é de ferro... Mas... fazendo questões anteriores aqui (mesmo sem ver toda a matéria), me lembrei dum depoimento que li do prof. Gustavo Barchet sobre a importância desses exercícios. É isso que colo a seguir. Depois volto em outro post pra falar pq acho especialmente importante esta técnica de estudo. Vamos as lições do mestre Gustavo... (é meio extenso, mas vale muito a leitura) "Primeiramente, você tem que se dar conta de que resolver questões de provas anteriores da entidade (ESAF, CESPE, FCC etc) que vai elaborar a prova do concurso não é apenas ‘proveitoso’, ‘útil’, ‘importante’. Não, não. É muito mais que isso: é IMPRESCINDÍVEL.Em se tratando de provas objetivas, todo concursando tem que ter em m

TJ/SP - Questões de matemática da prova de 2013

Olá amigos, estão todos bem? Hoje começaremos a resolução de questões de MATEMÁTICA  que apareceram nas últimas provas aplicadas pela VUNESP para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário. A abordagem das questões, mais uma vez, é prática e não técnica, gerando um método que eu costumo chamar de resolução por meio de ‘contas de padaria’.... Onde o principal é o raciocínio matemático e não o apego as fórmulas (que facilitam bastante, mas que tenho muita dificuldade em guardar). Se vocês também tem dificuldades com fórmulas, vamos juntos.  Caso vocês não tenham estas dificuldades, vamos juntos também...  O importante é exercitarmos com as questões e, havendo outros meios mais simples de solução, compartilhem nos comentários. Lembro vocês novamente do peso impressionante que as questões deste bloco tem na prova: Matemática, Atualidades e Informática, com quatro questões cada, totalizam juntas 1/3 da nota final. Acertar as quatro questões de matemática já garante ao cand

"Tu que ensinas os outros, não te ensina a ti mesmo?" - Voltei aos estudos!

Segunda, 31.01.2022, 09h51! Restam 9 minutos para eu registrar minha frequência online e iniciar as atividades no home office no TJSP. Aproveito este intervalo pra registrar minha volta aos estudos. Na sexta, dia 28/01/2022, me submeti a uma das autocríticas mais sinceras que já fiz e cheguei a conclusão que me viciei em distrações. Enquanto estudava e me submetia aos concursos, ainda que de forma desorganizada, obtive relativo sucesso: primeiro emprego em 2002; sai da crise de 2008 indo trabalhar no ministério da fazenda em 2009; aprovação e posse no tj em 2013; oab em 2016 e depois.... DISTRAÇÕES!!! Minha curiosidade e vontade de aprender sobre diversos assuntos me derrubou. Passei a aprender superficialmente sobre vários temas e nenhum deles foi capaz de me levar para um outro nível. Resultado: hoje sei que não atingi meu potencial profissional e consequentemente não ganho o que poderia ganhar se tivesse continuado nos estudos, de modo firme, numa direção só. Falando aqui parece