Pular para o conteúdo principal

TJ/SP - Dúvida Cruel : Presto para a Capital, mesmo morando ou preferindo outra cidade?

Bom dia galera, estão todos bem? Espero que sim...

Hoje resolvi falar sobre esta parte difícil no momento da inscrição em um concurso com vagas divididas por cidade, estados ou região. A escolha de para onde se inscrever...

Esta questão normalmente acomete ao concurseiro que leu o edital, entendeu as regras, pesquisou sobre o histórico de nomeações do órgão ou a disponibilidade das vagas e agora está em dúvida se vale a pena aumentar suas chances de nomeação fazendo a prova para determinada cidade, estado ou região, ainda que esta não se seja o lugar de lotação de seus sonhos...

Sobre esta indecisão, eu tenho duas experiências que vivi. Vamos a elas...

Eram os idos de 2009, com a crise da bolha nos EUA percebi as coisas piorarem no trabalho que tinha e resolvi que estudaria para concursos. Algum tempo depois, abriu o concurso para Assistente Técnico Administrativo do Ministério da Fazenda (ATA), com oferta de 2.000 vagas em todo o país. 

Dai fui ler os editais, comecei a frequentar os fóruns, especialmente o www.forumconcurseiros.com, que reúne uma galera cascuda da área fiscal. E esta dúvida da escolha de onde prestar, se fez presente. O concurso, com elevada oferta de vagas, seria dividido por Estado. 

O meu (talvez o seu também) Estado de São Paulo era o que tinha a maior oferta ou uma das maiores... 368 vagas.

Outros Estados do Nordeste, apresentavam número de vagas menores, mas a promessa de notas de cortes menores (pelo menos era isso que especulavam).

Chegou o dia da inscrição e como meu objetivo era afastar a crise para bem longe, eu estava determinado a me inscrever para qualquer lugar que aumentasse minhas chances... e isso nem teria qualquer custo, já que era possível prestar a prova em SP, concorrendo para outro Estado. 

Pensei, titubeei e no final me inscrevi para São Paulo. Tivemos um dos maiores, senão o maior, número de inscritos. A concorrência para cá bateu a casa dos 200/vaga.

No dia D fiz a prova, depois conferi os gabaritos, comecei a ver as notas nos rankings improvisados e aguardei com ansiedade o resultado.... Quando ele saiu, nem acreditei que estava aprovado, no finalzinho da lista, mas dentro do número de vagas... E para o meu Estado!!! 

Fui checar as notas de cortes dos lugares que eu havia pensado em concorrer e quase cai para trás ao descobrir que minha nota seria insuficiente, caso tivesse concorrido lá.

No final, São Paulo chamou o dobro das vagas previstas e em algum tempo depois, já abriu concurso com vagas destinadas para cá e Brasília, tamanha era a demanda.

Ter feito para outro lugar teria sido um chute no pé, primeiro porque aqui, seguido por Brasília, é o Estado que mais demanda mão de obra no Ministério da Fazenda. 

Segundo porque em muitos Estados do Nordeste, que nos fóruns presumíamos que as notas de corte seriam mais baixas, exatamente lá tivemos os primeiros colocados gerais... Quase fechando uma prova que valia 120 pontos e tinha uma infinidade de questões.

Esta é a primeira parte desta história.....



A continuação dela é que eu fui nomeado e daí fazíamos a opção, através de um formulário, preenchendo as cidades em que gostaríamos de trabalhar (o concurso era dividido por Estado ou Região, não lembro) e depois, dentro do Estado, ainda havia a escolha da cidade.

Como disse, passei na rabeira da lista, preenchi minhas preferências, mas acabei cerca de 100 km de distância de casa... Moro e morava na Capital e fui nomeado em Sorocaba.

Daí me vi trabalhando em uma cidade relativamente distante e quebradinho de grana, sem condições de alugar uma casa ou apartamento e sem condições de ir trabalhar e voltar para casa toda noite, pelo tempo e custos envolvidos.

Pela providência divina eu tinha um ano antes realizado um trabalho onde??? Em Sorocaba! E naquela ocasião, para abrigar o grupo que lá estava, alugamos um sítio que dava para hospedar muita gente.

Quando me vi nomeado lá, sem ter como me instalar, contatei o dono do local, que me cedeu uma parte da casa para que eu ficasse lá de segunda a sexta, pagando a módica quantia de R$ 10,00 por dia (e ainda podia usar a estrutura do sítio!!!)

Beleza, né??? Sim, sem dúvida. Mas ainda assim digo para vocês que fiquei em Sorocaba por 4 meses, até conseguir uma remoção para a Capital e boa parte destes dias foram bem difíceis...

- Estava só, longe de casa;
- Os amigos que fiz no trabalho estavam empenhados para os concursos de analista e fiscal da Receita, cujos editais já tinham sido publicados;
- Para piorar, o sítio não contava com vizinhos, era razoavelmente afastado. Em muitos dias, o contato que tinha era só com o caseiro e sua família, gente finíssimas, mas que as vezes nem via, já que dormiam bem cedo.

Sei que dependendo da escolha que fizerem para o concurso do TJ/SP, não haverá necessidade nem de mudança... É o caso dos que optarem prestar para a Capital, pelo maior número de vagas e histórico de nomeações polpudas, mas que residem em Guarulhos, ABC, ou outras cidades vizinhas e da região metropolitana... Fretado, ônibus convencional ou carro já serão o bastante. Poderão ir e vir todos os dias para casa e o maior desconforto será o trânsito.

Outros, talvez terão que fazer mudanças maiores... Nestes casos acho válido pesar os prós e os contras, levando em conta as duas partes da historinha que contei:

1) Será que não dá para estudarem com afinco e conseguirem uma vaga na sua cidade preferida? O desafio não poderá movê-los?

2) Se a resposta a primeira pergunta for negativa e decidirem prestar para outra cidade, que envolva grandes mudanças, conseguirão adequar as condições pessoais e familiares para assumirem o cargo e aguardarem uma permuta ou remoção?

Bom domingo a todos e foco na aprovação!

Grande abraço,

Montmor

Comentários

Unknown disse…
Valeu pelo post MontMor !
Sua experiência ajuda muito quem ainda está do lado de cá ! Quando sair o edital dá para ter uma ideia que como serão distribuídas as vagas. E até lá pensar que região escolher. O melhor de poder ficar perto de casa é realmente fugir do trânsito. abcs !
Anônimo disse…
Boa noite MontMor .. muito interessante o tópico. Sabe dizer quantas pessoas foram convocadas na região do vale do paraíba? São José dos Campos, Taubaté .. etc ??
SONIA disse…
Obrigada pela DICA, estou meio assim sem rumo ainda, já prestei TJ 2 vezes e não passei, desta vez estou me aprofundando mais nos estudos, mas pensando em escolher regiões vizinhas como Itapecerica, Osasco, São Bernardo, porque no concurso de 2012 minha nota superou a nota de corte dessas regiões, mas pra Capital não deu... o que fazer?? Se vc souber a quantidade de chamadas que teve em regiões vizinhas á capital poderia nos informar para termos uma idéia? Obrigada pela força!
André Pereira disse…
Marcos e Sonia, bom dia.
Com a dúvida de vocês, vou tentar obter os números de nomeações em todo o Estado e ver qual a pontuação que o último chamado obteve. Assim teremos a nota de corte 'real', já que nem todos os aprovados foram nomeados. Aguardem...
Unknown disse…
E ai MontMor, alguma novidade? Estamos no aguardo! Abraco!
André Pereira disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
André Pereira disse…
Marcos, continuo na dívida quanto as notas de corte reais... mas em breve devo publicar.

Agora, acredito que você deva estar acompanhando, o tribunal está pretendendo lançar edital ainda este mês.

A hora é de apertar nos estudos...

Postagens mais visitadas deste blog

A importância de resolver questões anteriores em concursos públicos

Pessoal, como vão de feriado? Descansando, curtindo, aproveitando pra dar uma estudada? Eu tô tentando fazer um pouco de tudo... já dei aquela bela cochilada de tarde que em dias normais não consigo, agora tô dando uma estudada e mais tarde vou tomar aquela gelada que ninguém é de ferro... Mas... fazendo questões anteriores aqui (mesmo sem ver toda a matéria), me lembrei dum depoimento que li do prof. Gustavo Barchet sobre a importância desses exercícios. É isso que colo a seguir. Depois volto em outro post pra falar pq acho especialmente importante esta técnica de estudo. Vamos as lições do mestre Gustavo... (é meio extenso, mas vale muito a leitura) "Primeiramente, você tem que se dar conta de que resolver questões de provas anteriores da entidade (ESAF, CESPE, FCC etc) que vai elaborar a prova do concurso não é apenas ‘proveitoso’, ‘útil’, ‘importante’. Não, não. É muito mais que isso: é IMPRESCINDÍVEL.Em se tratando de provas objetivas, todo concursando tem que ter em m

TJ/SP - Questões de matemática da prova de 2013

Olá amigos, estão todos bem? Hoje começaremos a resolução de questões de MATEMÁTICA  que apareceram nas últimas provas aplicadas pela VUNESP para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário. A abordagem das questões, mais uma vez, é prática e não técnica, gerando um método que eu costumo chamar de resolução por meio de ‘contas de padaria’.... Onde o principal é o raciocínio matemático e não o apego as fórmulas (que facilitam bastante, mas que tenho muita dificuldade em guardar). Se vocês também tem dificuldades com fórmulas, vamos juntos.  Caso vocês não tenham estas dificuldades, vamos juntos também...  O importante é exercitarmos com as questões e, havendo outros meios mais simples de solução, compartilhem nos comentários. Lembro vocês novamente do peso impressionante que as questões deste bloco tem na prova: Matemática, Atualidades e Informática, com quatro questões cada, totalizam juntas 1/3 da nota final. Acertar as quatro questões de matemática já garante ao cand

"Tu que ensinas os outros, não te ensina a ti mesmo?" - Voltei aos estudos!

Segunda, 31.01.2022, 09h51! Restam 9 minutos para eu registrar minha frequência online e iniciar as atividades no home office no TJSP. Aproveito este intervalo pra registrar minha volta aos estudos. Na sexta, dia 28/01/2022, me submeti a uma das autocríticas mais sinceras que já fiz e cheguei a conclusão que me viciei em distrações. Enquanto estudava e me submetia aos concursos, ainda que de forma desorganizada, obtive relativo sucesso: primeiro emprego em 2002; sai da crise de 2008 indo trabalhar no ministério da fazenda em 2009; aprovação e posse no tj em 2013; oab em 2016 e depois.... DISTRAÇÕES!!! Minha curiosidade e vontade de aprender sobre diversos assuntos me derrubou. Passei a aprender superficialmente sobre vários temas e nenhum deles foi capaz de me levar para um outro nível. Resultado: hoje sei que não atingi meu potencial profissional e consequentemente não ganho o que poderia ganhar se tivesse continuado nos estudos, de modo firme, numa direção só. Falando aqui parece