Pular para o conteúdo principal

Novo concurso para Escrevente do Tribunal de Justiça - It´s Time!!!!

Buenas amigos, como estamos? Espero que todos estejam bem.... 


Seguinte: o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo tem noticiado a intenção de realizar um novo concurso para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário. Segundo os sites e jornais especializados, a oferta deverá ser novamente de 1.000 vagas !!!! para todo o Estado.

Se a tendência for mantida,  300 deverão ser destinadas para a Capital e as outras 700 para as demais cidades do Estado.

Neste ponto vale fazer uma anotação: No último concurso as vagas foram disponibilizadas exatamente e isso não significa que o Tribunal tenha nomeado apenas 1.000 candidatos aprovados. Longe disso!!!

Só na lista da Capital, com oferta inicial de 300 vagas, o Tribunal nomeou mais de 1.500 candidatos (todos os considerados aprovados ao final do certame). Em todo o Estado, as nomeações beiraram 5 mil (vou buscar os números exatos, fica pra outro post!)

Então este já é um excelente motivo para turbinar seus estudos... A necessidade de pessoal no Tribunal de Justiça é permanente e as nomeações em massa tem sido uma realidade.

Se motivação ainda é o que vocês precisam, vou tentar enumerar alguns fatores que podem ser úteis:

1) Salário atrativo para o nível de escolaridade exigido: 

Atualmente, a remuneração líquida de um Escrevente Técnico Judiciário, sem dependentes, gira em torno de R$4.000,00, considerando os valores recebidos em dinheiro de auxílio alimentação, auxílio transporte e saúde. O requisito é ter concluído o nível médio.

2) Auxílio creche para servidores com filhos de até 07 (sete) anos: Mediante envio mensal do recibo de pagamento da 'escolhinha'. Não tenho filhos e não sei precisar exatamente... Mas acho que este auxílio é de R$ 350,00 por criança;

3) Possibilidade de ocupar cargos de assistentes judiciários para servidores que são bacharéis em Direito, com um plus aí nos vencimentos de uns R$ 1.000,00 líquidos;

4) Bolsas integrais (100% free) para cursos de pós graduação oferecidos pela Escola Paulista da Magistratura (se atendidos os requisitos de ingresso);

5) Valorização dos servidores: Sou novo no Tribunal, mas a voz corrente dos colegas mais antigos é que as últimas gestões foram as que mais valorizaram os servidores, dando melhores condições para todos. Ao que parece, o momento atual talvez seja o melhor da história do TJ. 

6) Melhoria da estrutura: Em conjunto ao item anterior, as condições de trabalho no Tribunal, em geral, são bastante boas. Os cartórios dos fóruns receberam ar-condicionado; os equipamentos são novos; no fórum onde estou lotado, todas as estações de trabalho contam com 2 monitores para dar maior fluidez do trampo, já que implementaram o processo digital. Não sei se isso já é uma regra em todos os fóruns, mas ao menos parece ser o desejo da atual gestão;

7) Horário de trabalho, recesso e feriados: Outra vantagem do serviço público e em especial do TJ/SP são essas... Lá a jornada é de 8 horas diárias corridas, incluindo aí 30 minutos para almoço, que podem ser estendidos até 45 minutos. Funciona de segunda a sexta... então, salvo convocações para forças tarefas, ou plantão judiciário, ninguém trabalha fim de semana. 

Vários feriados são emendados... e no fim do ano há o recesso forense que em 2013 foi de 20 de dezembro a 06 de janeiro.  Esse recesso não interfere nas férias normais (e merecidas!!!);

8) Atrasos e entradas tarde ou saídas cedo: no fórum em que trabalho, a frequência é controlada por ponto biométrico. Acho que é assim em todos ou na maioria. Há tolerância de 5 atrasos mensais de até 15 minutos... E é possível chegar 2 horas mais tarde ou sair 2 horas mais cedo em outras 3 ocasiões, mediante compensação nos três dias úteis subsequentes ao evento.

9) Licença prêmio : a cada cinco anos, sem ter sofrido penalidade administrativa e nem ter somado 30 faltas (abonadas, injustificadas ou pra tratar de saúde), o servidor tem direito a 90 (noventa) dias de licença prêmio. Parece que pode pegar alguns dias e vender outros... 


Enfim, tentei listar alguns motivos que podem servir de motivação... Mas vocês podem encontrar os seus (eu, por exemplo, quando estudei pro concurso, queria mudar de órgão pra ter mais contato com matérias de Direito e impulsionar minha volta ao curso). Cada um pode achar o seu motivo pra querer passar.... (trabalhar menos; ter mais tempo com filhos, família... ter tempo pra estudar; ter uma renda melhor etc).

O que importa é: Estudem!!!

As chances daqueles que se dedicarem com afinco serem aprovados (e nomeados) são bastante grandes!!!

Meu desejo é que em breve sejamos colegas de Tribunal.

Grande abraço,

Montmor!


Comentários

Amanda disse…
Confesso que fiquei motivada a estudar. Sei que o trabalho é cansativo, mas também recompensador.
Unknown disse…
Ola MontMor, boa noite! Se puder tirar uma dúvida por gentileza.. Quais os descontos fixos no salario? Quanto desconta? Obrigado
André Pereira disse…
Amanda, é isso aí! Continue motivada, aproveite o tempo até a prova para estudar e tenho certeza que em breve seremos colegas de Tribunal.
André Pereira disse…
Marcos, boa noite. Vou fazer um post com cada rubrica dos vencimentos...

Guenta aí!
Anônimo disse…
Oi! Acabei de ser convocada para a segunda fase do concurso. Não estou exatamente entre os mais bem colocados... Queria saber se realmente tenho chances de ser nomeada, e em caso positivo, será que esperaremos muito? Obrigada!
André Pereira disse…
Ola anônimo. Primeiro , parabéns pela convocação. Quanto as suas dúvidas, o que tenho são palpites... Se VC prestou para a capital, as chances de nomearem todos os aprovados é muito grande (a lista dos que passarem na digitação). Foi assim no concurso que prestei: eram 300 vagas e chamaram perto ou mais de 2.000 pra capital e em um ritmo até que acelerado. Então, acho que você tem boas chances.... Mas não paralize com a aprovação. Continue estudando pq os resultados você já esta colhendo.
Morte disse…
Bom dia, gostei muito do blog, estou conhecendo ele agora, eu fiz o ultimo concurso para o interior acertei 88/100 das questões, pra cidade que escolhi tinha 20 vagas e acredito q vou ficar entre os 50 primeiros, é verdade que eu não tenho opção na hora de escolher? eles que decidem me dar a vaga na cidade x ou y jaq n fiquei entre as 20 vagas da minha cidade, eles não falam "você pode ir pra essa essa ou essa cidade que tem vaga"?
Obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

A importância de resolver questões anteriores em concursos públicos

Pessoal, como vão de feriado? Descansando, curtindo, aproveitando pra dar uma estudada? Eu tô tentando fazer um pouco de tudo... já dei aquela bela cochilada de tarde que em dias normais não consigo, agora tô dando uma estudada e mais tarde vou tomar aquela gelada que ninguém é de ferro... Mas... fazendo questões anteriores aqui (mesmo sem ver toda a matéria), me lembrei dum depoimento que li do prof. Gustavo Barchet sobre a importância desses exercícios. É isso que colo a seguir. Depois volto em outro post pra falar pq acho especialmente importante esta técnica de estudo. Vamos as lições do mestre Gustavo... (é meio extenso, mas vale muito a leitura) "Primeiramente, você tem que se dar conta de que resolver questões de provas anteriores da entidade (ESAF, CESPE, FCC etc) que vai elaborar a prova do concurso não é apenas ‘proveitoso’, ‘útil’, ‘importante’. Não, não. É muito mais que isso: é IMPRESCINDÍVEL.Em se tratando de provas objetivas, todo concursando tem que ter em m

TJ/SP - Questões de matemática da prova de 2013

Olá amigos, estão todos bem? Hoje começaremos a resolução de questões de MATEMÁTICA  que apareceram nas últimas provas aplicadas pela VUNESP para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário. A abordagem das questões, mais uma vez, é prática e não técnica, gerando um método que eu costumo chamar de resolução por meio de ‘contas de padaria’.... Onde o principal é o raciocínio matemático e não o apego as fórmulas (que facilitam bastante, mas que tenho muita dificuldade em guardar). Se vocês também tem dificuldades com fórmulas, vamos juntos.  Caso vocês não tenham estas dificuldades, vamos juntos também...  O importante é exercitarmos com as questões e, havendo outros meios mais simples de solução, compartilhem nos comentários. Lembro vocês novamente do peso impressionante que as questões deste bloco tem na prova: Matemática, Atualidades e Informática, com quatro questões cada, totalizam juntas 1/3 da nota final. Acertar as quatro questões de matemática já garante ao cand

"Tu que ensinas os outros, não te ensina a ti mesmo?" - Voltei aos estudos!

Segunda, 31.01.2022, 09h51! Restam 9 minutos para eu registrar minha frequência online e iniciar as atividades no home office no TJSP. Aproveito este intervalo pra registrar minha volta aos estudos. Na sexta, dia 28/01/2022, me submeti a uma das autocríticas mais sinceras que já fiz e cheguei a conclusão que me viciei em distrações. Enquanto estudava e me submetia aos concursos, ainda que de forma desorganizada, obtive relativo sucesso: primeiro emprego em 2002; sai da crise de 2008 indo trabalhar no ministério da fazenda em 2009; aprovação e posse no tj em 2013; oab em 2016 e depois.... DISTRAÇÕES!!! Minha curiosidade e vontade de aprender sobre diversos assuntos me derrubou. Passei a aprender superficialmente sobre vários temas e nenhum deles foi capaz de me levar para um outro nível. Resultado: hoje sei que não atingi meu potencial profissional e consequentemente não ganho o que poderia ganhar se tivesse continuado nos estudos, de modo firme, numa direção só. Falando aqui parece