Pular para o conteúdo principal

Concurso Escrevente Técnico Judiciário - O Pulo do Gato (entendendo o peso das matérias)

Fala galera, boa noite!!!

Depois de falar sobre bons motivos para que vocês estudem para o cargo de Escrevente do TJ/SP, achei por bem falar do que considero o pulo do grato (além de muito estudo) pra encurtar o caminho até a aprovação para este concurso.

Este pulo do gato consiste em prestar atenção ao edital e ao peso dado as matérias na prova...
Já faz bastante tempo que as provas para Escrevente são realizadas com 80 questões objetivas, contendo cinco alternativas cada. Estas questões são divididas em três grupos (como se fossem três provas em uma).

Os grupos são:

- Língua Portuguesa: 30 questões

- Matemática, Informática e Atualidades: 12 questões

- Direitos : 38 questões

Cada grupo acima, vale 10 pontos. A nota final é obtida pela média simples da soma das notas obtidas em cada grupo.

"Não entendi. Me explica melhor..."

Ok! Vamos lá... É preciso fazer 30 acertos em língua portuguesa pra obter 10 pontos.

Agora, acertando as 12 questões do trio (matemática, informática e atualidades), você também obtém 10 pontos...

E pra conseguir estes 10 pontos nos Direitos, você deverá suar e acertar todas as 38 questões!!!


Resumindo: no edital, você não verá um quadro com as matérias e atribuindo um peso específico pra cada uma delas... Mas elas tem peso DIFERENTE!

O trio (matemática, informática e atualidades) são as que valem mais! Então quem quer passar tem que pegar este atalho: estudar muito estas matérias, mas principalmente saber como a vunesp cobra e resolver inúmeras questões. Se acertar as 12 questões que cairão do trio, você já garante 3,33 da nota final!!!

Em muitas comarcas, a nota de corte foi inferior a 7 pontos, como podemos ver na lista a seguir. Nesta mesma lista, em vermelho, o percentual que acertar tudo no trio representa...

ESCREVENTE TÉCNICO JUDICIÁRIO 
Lista Geral

Opção Nota de Corte

Guarulhos 6,567                       =           50,70%
Itapecerica da Serra 6,588      =           50,54%
Osasco 6,629                             =           50,23%
São B. do Campo 6,766            =            49,21%

Santo André 6,901                    =           48,25%
Mogi das Cruzes 7,114             =           46,80%
São Paulo 7,915                         =            42,07%

Então vamos lá, minha gente: acertar todas as questões do trio, ou chegar muito perto disso, é meio caminho andado no nosso objetivo, que é ver vocês invadirem o Tribunal de Justiça de SP!!!

A partir de hoje, quem não gosta de matemática, precisa começar a gostar. Quem não gosta de ler notícias, ver telejornal etc, precisa incluir isso na rotina. E nas questões de informática, além daquele conhecimento básico de usuário, vale dar uma caprichada conhecendo as formas de cobrança da banca.

Finalizando : o pulo do gato neste concurso é conhecer o peso elevadíssimo atribuído ao trio (matemática, informática e atualidades) e afiar o machado pra acertar todas! Este tem que ser nosso objetivo... gabaritar o trio!

Se pensarmos assim e dermos aquela caprichada, a aprovação estará muito mais próxima.


________________

Ainda nesta toada: outros dez pontos (mais 3,33 da média final), são possíveis pela prova de língua portuguesa. Considerando que estudamos isso a vida toda, no ensino fundamental e médio e com a resolução de provas anteriores, temos mais um mega passo rumo a aprovação.

A prova de Direitos pode ser a cereja do bolo... Especialmente para os candidatos que não são bacharéis ou que não tem familiaridade com Direito para concursos. 

Se você está entre estes, acredite: sua aprovação é possível!!!


Grande Abraço e até mais.


Montmor






Comentários

Anônimo disse…
Cada leitura deste Blog é um ânimo a mais....vou ter que amar Matemática....sempre foi meu fim!
Unknown disse…
Olá Montmor
Primeiro quero agradecer pela suas infos, muito bom seus posts.

Queria saber se eu escolher SP por chamar mais gente, tenho depois como pedir transferência para SBC, por exemplo.
SBC tem uma nota de corte menor mas chamam , proporcionalmente, menos gente do que em SP.
obrigada !
André Pereira disse…
Bom dia, Ana. Tudo bem?
Então, escolher para onde prestar é uma decisão bastante difícil e depois digo o porquê... Mas respondendo sua pergunta: Sim, você pode prestar para SP e depois tentar a qualquer tempo uma permuta com alguém do ABC (existem no face grupos destinados só para isso, permutas... as vezes, para que elas deem certo, os colegas fazem permutas triplas, quádruplas etc... envolvendo não só dois servidores, mas três ou mais)

Além disso, após ter 1 ano completo de exercício no Tribunal, você poderá participar dos processos de remoção, sempre que estes forem abertos.

Então, fazer para capital, pensando em ir para outro lugar pode? Pode sim... Mas tem que avaliar bem. Explico isso melhor no post de hoje.
Unknown disse…
Olá !
É bom saber que tem possibilidade de remoção. Nada melhor que trabalhar perto de casa para sobrar mais tempo para "viver" ou para estudar ! abcs e obrigada !

Postagens mais visitadas deste blog

A importância de resolver questões anteriores em concursos públicos

Pessoal, como vão de feriado? Descansando, curtindo, aproveitando pra dar uma estudada? Eu tô tentando fazer um pouco de tudo... já dei aquela bela cochilada de tarde que em dias normais não consigo, agora tô dando uma estudada e mais tarde vou tomar aquela gelada que ninguém é de ferro... Mas... fazendo questões anteriores aqui (mesmo sem ver toda a matéria), me lembrei dum depoimento que li do prof. Gustavo Barchet sobre a importância desses exercícios. É isso que colo a seguir. Depois volto em outro post pra falar pq acho especialmente importante esta técnica de estudo. Vamos as lições do mestre Gustavo... (é meio extenso, mas vale muito a leitura) "Primeiramente, você tem que se dar conta de que resolver questões de provas anteriores da entidade (ESAF, CESPE, FCC etc) que vai elaborar a prova do concurso não é apenas ‘proveitoso’, ‘útil’, ‘importante’. Não, não. É muito mais que isso: é IMPRESCINDÍVEL.Em se tratando de provas objetivas, todo concursando tem que ter em m

TJ/SP - Questões de matemática da prova de 2013

Olá amigos, estão todos bem? Hoje começaremos a resolução de questões de MATEMÁTICA  que apareceram nas últimas provas aplicadas pela VUNESP para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário. A abordagem das questões, mais uma vez, é prática e não técnica, gerando um método que eu costumo chamar de resolução por meio de ‘contas de padaria’.... Onde o principal é o raciocínio matemático e não o apego as fórmulas (que facilitam bastante, mas que tenho muita dificuldade em guardar). Se vocês também tem dificuldades com fórmulas, vamos juntos.  Caso vocês não tenham estas dificuldades, vamos juntos também...  O importante é exercitarmos com as questões e, havendo outros meios mais simples de solução, compartilhem nos comentários. Lembro vocês novamente do peso impressionante que as questões deste bloco tem na prova: Matemática, Atualidades e Informática, com quatro questões cada, totalizam juntas 1/3 da nota final. Acertar as quatro questões de matemática já garante ao cand

"Tu que ensinas os outros, não te ensina a ti mesmo?" - Voltei aos estudos!

Segunda, 31.01.2022, 09h51! Restam 9 minutos para eu registrar minha frequência online e iniciar as atividades no home office no TJSP. Aproveito este intervalo pra registrar minha volta aos estudos. Na sexta, dia 28/01/2022, me submeti a uma das autocríticas mais sinceras que já fiz e cheguei a conclusão que me viciei em distrações. Enquanto estudava e me submetia aos concursos, ainda que de forma desorganizada, obtive relativo sucesso: primeiro emprego em 2002; sai da crise de 2008 indo trabalhar no ministério da fazenda em 2009; aprovação e posse no tj em 2013; oab em 2016 e depois.... DISTRAÇÕES!!! Minha curiosidade e vontade de aprender sobre diversos assuntos me derrubou. Passei a aprender superficialmente sobre vários temas e nenhum deles foi capaz de me levar para um outro nível. Resultado: hoje sei que não atingi meu potencial profissional e consequentemente não ganho o que poderia ganhar se tivesse continuado nos estudos, de modo firme, numa direção só. Falando aqui parece