Pular para o conteúdo principal

TJ-SP Passando a Tropa em Revista

Fala pessoal, belezinha?

Tão estranhando o tema da postagem? ahahahahahahahaha
Eu explico: achei muito simbólico na cerimônia de posse da nossa presidente o ato dela passar a tropa em revista, como comandante em chefe das forças armadas (especialmente por ela ter sido torturada no regime militar).

Mas e o que isso tem a ver com nosso concurso? Nada.... e talvez tudo.... ahahahahahhahah (tô engraçadinho, depois dos 5 a 0 do meu tricolor ontem)

Então, é o seguinte:

Só Passa a Tropa em Revista quem está no comando. E nós podemos não comandar muita coisa, mas dirigimos nossos esforços em direção a conquista da nossa vaga.

Então vamos passar nossa tropa em revista? É simples... Verifiquem quanto cada um já andou em cobrir o edital, quanto falta e o quê falta. Definam estratégias para atacar as deficiências e avaliem como está o aproveitamento em cada área.


Pra ajudar no exercício, vou passar o blog em revista (o que significa checar como estão meus estudos também, já que o blog é reflexo deles, ok?)

Em nossa prova, teremos 80 questões, como todos já sabem. 

30 questões de língua portuguesa - Não postamos nada, ou quase nada, sobre essa disciplina aqui. E ela representa 33,33% Em compensação, resolvi as provas anteriores da Vunesp aplicadas para escrevente e acho que dá pra encarar. Sugiro a todos que façam o mesmo... O tempo até a prova é curto e estudar toda a gramática e blá...blá...blá... requer tempo. Façam as provas e estudem a gramática só nos pontos que estiverem deficientes. Corrijam com o gabarito e calculem os pontos. Fazendo isso e garantindo um bom desempenho, já teremos andado 1/3 rumo a vaga.

Aproveitar e fazer o mea-culpa: apesar de não ter postado nada, essa matéria fez parte de nossa formação em todo o ensino médio. Daí a ideia de que não partimos do zero quando se trata de provas de língua portuguesa.

4 questões de atualidades -  Postamos uns 75 temas divididos em 5 listas, contendo notícias breves que dão a base que precisamos pra gabaritar a prova. Essa matéria é um pouco roleta russa, mas com a dedicação e um pouco de sorte, no dia 02/12 só encontraremos questões amigas, velhas conhecidas. Se conseguirmos ler as 5 listas, com os 75 temas (e contar com a sorte) teremos andado outros 11,10% na direção do nosso objetivo. 

4 questões de matemática -  Começamos os posts com as questões anteriores comentadas, mas ainda não concluimos a proposta. Espero até este fim de semana trabalhar nisso e postar, de forma contínua, as questões anteriores aplicadas para o cargo de escrevente com duas soluções, a minha (nas coxas), e a do meu brother Welzeman. Tentem fazer as questões, identifiquem deficiências e corram atrás do que for preciso. Pensem em entender os problemas propostos e achar uma solução, mesmo que não seja a mais técnica, mas que os levem ao X da questão. Anotem as respostas e avaliem o desempenho... Se fizermos isso, outros 11,10% terão sido estudados. 

4 questões de informática - o blog não tem nada sobre a disciplina, exceto uns atalhos encontrados na net. Vou procurar material do windows xp e office xp para postar aqui e estudarmos. Não dá pra deixar de lado essa matéria, pq também vale 11,10%


38 questões de direitos, que eu presumo que sejam assim distribuídas:

5 questões normas da corregedoria - Disponibilizamos 20 questões anteriores aplicadas pela vunesp dessa matéria, comentadas pelas próprias normas. Como toda alternativa foi trabalhada, temos 100 comandos de prova abrangidos. Caso consigamos ver aulas da matéria, ler a legislação seca e usar a lista como complemento, acredito que teremos tudo pra fazer bonito dia 02/12.

5 questões estatuto dos servidores públicos - (vou colar o texto acima ahahahahaha). Disponibilizamos 20 questões anteriores aplicadas pela vunesp dessa matéria, comentadas pelo próprio estatuto. Como toda alternativa foi trabalhada, temos 100 comandos de prova abrangidos. Caso consigamos ver aulas da matéria, ler o estatuto e usar a lista como complemento, acredito que teremos tudo pra fazer bonito dia 02/12.



5 a 8 questões de constitucional - começamos a postar questões isoladas, mas daremos à matéria o mesmo tratamento que foi dado ao estatuto e as normas. Espero fazer isso até domingo próximo e disponibilizar por aqui.


Assim, em direitos teremos conteúdo de cerca de 18 questões das 38 da prova. Isso significa outros 15, quase 16% do total de pontos geral.



Assim, já temos:

normas comentadas - 4,38% da prova
estatuto comentado - 4,38% da prova
atualidades (temas) - 11,10% da prova


Teremos:

matemática resolvida - 11,10% da prova
constitucional comentado - 8,77% da prova

TOTAL = quase 40% da prova.

Acrescentem língua portuguesa, que fez parte de toda sua vida escolar e que representa 33,33% da prova, já chegamos em 73,33% do conteúdo. Mas não vale se enganar: façam as provas anteriores e vejam como está o desempenho em português. Vendo que há deficiências, corrijam-nas...


O que falta????

Informática = 11,10%
Proc Penal = 8,77%*
Proc Civil = 8,77%* 


*Acredito que na prova encontraremos umas 10 questões de cada processo.

É isso. Passem suas tropas em revista e vamos rumo ao sucesso.
No que puder, vamos postando por aqui.
Tamô junto!

Comentários

Anônimo disse…
BOA TARDE!!!!COMO SEMPRE, EXCELENTES AS SUAS DICAS...

VOCE SABE QUAL FOI A PORCENTAGEM DE ACERTOS, NA ÚLTIMA PROVA, PARA IR PARA A SEGUNDA FASE?!?!?!OU DEPENDE MUITO DE PROVA PARA PROVA?!?!

OBRIGADAA PELA SUA DEDICAÇÃO!!



André Pereira disse…
Olá... Valeu pela visita. Fico bem feliz de saber que o blog ajuda de algum modo.

Quanto a sua dúvida, não tenho a informação, mas vou tentar encontrar.

Acho que conseguir ir pra segunda fase (e depois passar nela) da uma grande chance de ser nomeado... principalmente pros inscritos na Capital.
Anônimo disse…
Montmor, vc não faz ideia o quanto esse seu blog está me ajudando ... Estou conseguindo direcionar os meus estudos. Estou certa de que iremos conseguir ! Depois da nossa aprovação, programamos a comemoração, rs. Obrigada. Contador.
André Pereira disse…
Opa... vamos conseguir sim.

Só preciso melhorar na matemática, pq somando aí a divisão percentual passa dos 100%. Pode isso, Arnaldo?

Também esqueci que dir penal tá no bolo. Vou ver se edito direitinho o post. kkkkkkkk

Postagens mais visitadas deste blog

CONTABILIDADE - DEBITANDO E CREDITANDO

Fala galera, belezinha? Hoje peço licença aos nobres guerreiros do TJ-SP pra postar um sei lá o quê de Contabilidade... Acho que é um resumão, um panorama geral. A ideia surgiu porque o estudo da contabilidade é bem áspero... Leva tempo pra entender o mecanismo da coisa e as vezes as explicações teóricas confundem bastante. Falo isso porque queimei as pestanas até compreender a lógica dum débito e crédito (é sério, meu pai, contabilista, a vida toda tentou me explicar porque quando se compra um veículo a vista é débito de veículo e crédito de caixa... a coisa nunca fez sentido pra mim, até que depois de milênios tive um click) Contabilidade pra quê? Como disse, meu pai tentava me explicar a mecânica da coisa, o sistema de partidas dobradas, que cada crédito corresponde a um débito, que a cada ação ou registro do diário se faria um lançamento desses (debitar e creditar) e eu, ainda bem novo, no final perguntava pra ele: “mas pra quê isso? eu compro um carro a vista, la...
Fala, meus amigos! Todos bem? Espero que sim! Por aqui continuo me debruçando sobre o edital da PGM Guarulhos para produzir o melhor conteúdo para vocês que prestarão a prova. A bola da vez das nossas pesquisas foi a disciplina de Conhecimentos Específicos, que traduzido para o bom português, são noções gerais de direito, especialmente das leis/normas relacionada a atividade do Guarda Municipal. Em uma primeira análise, temos cerca de 80 páginas só do texto da lei. A exigência do edital é bem vasta, inicia com Direito Constitucional (só o artigo 5 - que é bem extenso, artigo 6 - curtinho e artigo 144 que fala sobre a segurança pública). Depois, o edital exige conhecimentos do código penal (conhecer e distinguir na prova os diferentes crimes/delitos); conhecimentos sobre prisão em flagrante (lá do código de processo penal); alguns pontos do estatuto da criança; do idoso; do desarmamento; lei maria da penha; lei de abuso de autoridade; estatuto geral das guardas civis e a lei municipal 7...
Quem assistiu o filme Tropa de Elite deu boas risadas com a cena em que o Capitão Nascimento conceitua estratégia... Mas hoje o papo é sério: pra fazer prova de concurso e ir bem, é preciso estudar conhecendo as regras, dosando as energias no que é mais cobrado, fazendo mais pontos (acertos) com o menor esforço. Esta sempre foi minha forma de estudar. Fiz isso para passar no concurso do Ministério da Fazenda (Receita Federal); para passar no concurso do TJ/SP e depois também no exame de ordem da OAB. Acredito que se você estudar assim, terá sucesso na GCM Guarulhos. Mas assim como? Bom, o edital fala que a prova objetiva terá 40 questões 10 de língua portuguesa 5 de matemática 5 de atualidades 5 de informática e 15 de conhecimentos específicos (direito) Então, você precisa saber que : As questões de direito correspondem a 37,50% dos pontos possiveis Língua portuguesa 25,00% Matemática 12,50% Atualidades 12,50% Informática 12,50% Isso significa que você deve dividir seu tempo ...