Pular para o conteúdo principal

TJ-SP Como usar a técnica de resolvermos questões como método de estudo?

Postei hoje no blog um depoimento interessante do prof. Gustavo Barchet onde ele conta como em poucos meses obteve um excelente desempenho em prova do Cespe para o cargo de Delegado de Polícia Federal.
Se ainda não leu, CONFIRA AQUI !!!

Como a maioria deve saber, as provas do CESPE são em regra, no estilo Certo ou Errado. Você só julga o enunciado e não opta pela resposta correta dentre 5 alternativas. 

Já na vunesp, as questões são assim... E considero por isso ainda mais útil estudar resolvendo questões.
Vou tentar demonstrar... Suponha que vc nunca tenha lido as normas da corregedoria de SP.

Aí você em casa pega a prova tj-sp 2006 - VUNESP e se depara com a questão abaixo. Você lê, pensa ferrou... se a prova for assim eu me lasco todinho(a). Chuta qualquer alternativa e vai ver o gabarito... 
Aí, anote o gabarito correto e releia as assertivas de novo. Se o que se pede é o correto, você descobriu o que é o certo e quatro modos errados. A questão está te ensinando.... E justamente o que o examinador cobra.

Vejamos

Normas da corregedoria


66. É correto afirmar que 

(A) nos Ofícios de Justiça de Falências e de Recuperações, o fichário individual, caso não informatizado, será composto por fichas abertas com o número do processo, o nome, RG e CPF do autor, a natureza do feito, sendo organizado pelo número de processo, em ordem crescente. (você não sabe qual o erro, mas já sabe que não é assim. Se tiver curiosidade, vai na norma e confronta qual é a pegadinha)


(B) não serão feitas cargas aos oficiais de justiça nos 30 dias antecedentes às suas férias marcadas na  escala; neste prazo cumprirão eles os mandados anteriormente recebidos, só podendo entrar em férias sem nenhum mandado em mãos, exceto nos casos de baixa para redistribuição. (mais uma vez, você pode não saber qual é o erro. Mas ele está aqui.... nesse caso em vários pontos. Quando no nosso concurso cobrar até quando pode se fazer carga aos oficiais, nós já sabemos que não são nos 30 dias que antecedem suas férias).


(C) todas as sentenças, cíveis em geral, criminais, exceto as extintivas de punibilidade, e trabalhistas, deverão ser registradas. (aqui também... provável que o erro esteja no EXCETO, já vamos conferir).


(D) nas comarcas e foros distritais de segunda entrância, com mais de uma vara, há um ofício de distribuição judicial ao qual incumbem os serviços de distribuição cível e criminal, além do arquivo geral. (errada também, com uma busca direcionada acharemos a resposta e aprenderemos pq essa questão sempre cai)


(E) as precatórias recebidas serão lançadas no livro Registro Geral de Feitos, com indicação completa do juízo deprecante e não apenas da comarca de origem, dos nomes das partes, da natureza da ação e da diligência deprecada; é porém, dispensável a consignação textual do juízo deprecado.



Resumindo: Ler as provas anteriores, com o gabarito anotado, mesmo que você não confira a lei, já é útil. Se você for ver o que torna cada assertiva certa ou errada, o ganho será quântico. Você terá estudado exatamente o que o examinador cobra.... E aprenderá de vários assuntos de uma só vez. Aí nessa questão, ele envolveu os ofícios, os livros obrigatórios, como serão as cargas para oficiais de justiça com férias na escala etc... Vamos achar agora os dispositivos que falseiam as erradas e aqueles que corroboram as verdadeiras.
(usem a lei no pc, aí com ctrl + f já acha a parte cabível rapidinho).

(A) nos Ofícios de Justiça de Falências e de Recuperações, o fichário individual, caso não informatizado, será composto por fichas abertas com o número do processo, o nome, RG e CPF do autor, a natureza do feito, sendo organizado pelo número de processo, em ordem crescente

10-A.4. Nos Ofícios de Justiça de Falências e de Recuperações ou nas seções respectivas dos Ofícios de Justiça em geral, onde houver, o fichário individual, caso não informatizado, será composto por fichas abertas em nome dos empresários e das sociedades empresárias, organizadas em ordem alfabética. 

(B) não serão feitas cargas aos oficiais de justiça nos 30 dias antecedentes às suas férias marcadas na  escala; neste prazo cumprirão eles os mandados anteriormente recebidos, só podendo entrar em férias sem nenhum mandado em mãos, exceto nos casos de baixa para redistribuição.

20.1. Não serão feitas cargas aos oficiais de justiça nos 15 (quinze) dias antecedentes às suas férias  marcadas na escala; nesse prazo cumprirão eles os mandados anteriormente recebidos, só podendo entrar em férias sem nenhum mandado em mãos, vedada a baixa para redistribuição.


(C) todas as sentenças, cíveis em geral, criminais, exceto as extintivas de punibilidade, e trabalhistas, deverão ser registradas. 


26. Todas as sentenças, cíveis em geral, criminais, mesmo as extintivas de punibilidade, e trabalhistas, deverão ser registradas.

(já aproveita e aprende sobre sentença com assinatura eletrônica)

26.1. As sentenças registradas no sistema informatizado oficial com assinatura digital, ou com outro sistema de segurança aprovado pela Corregedoria Geral da Justiça e que também impeça a sua adulteração, ficam dispensadas de registro em livro próprio. 


(D) nas comarcas e foros distritais de segunda entrância, com mais de uma vara, há um ofício de distribuição judicial ao qual incumbem os serviços de distribuição cível e criminal, além do arquivo geral.

2.2. Nas comarcas e foros distritais de segunda entrância, com mais de uma vara, há uma seção de distribuição judicial.

2.1. Em cada comarca de terceira entrância há um ofício de distribuição judicial ao qual incumbem os serviços de distribuição cível e criminal, além do arquivo geral 





 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTABILIDADE - DEBITANDO E CREDITANDO

Fala galera, belezinha? Hoje peço licença aos nobres guerreiros do TJ-SP pra postar um sei lá o quê de Contabilidade... Acho que é um resumão, um panorama geral. A ideia surgiu porque o estudo da contabilidade é bem áspero... Leva tempo pra entender o mecanismo da coisa e as vezes as explicações teóricas confundem bastante. Falo isso porque queimei as pestanas até compreender a lógica dum débito e crédito (é sério, meu pai, contabilista, a vida toda tentou me explicar porque quando se compra um veículo a vista é débito de veículo e crédito de caixa... a coisa nunca fez sentido pra mim, até que depois de milênios tive um click) Contabilidade pra quê? Como disse, meu pai tentava me explicar a mecânica da coisa, o sistema de partidas dobradas, que cada crédito corresponde a um débito, que a cada ação ou registro do diário se faria um lançamento desses (debitar e creditar) e eu, ainda bem novo, no final perguntava pra ele: “mas pra quê isso? eu compro um carro a vista, la...
Fala, meus amigos! Todos bem? Espero que sim! Por aqui continuo me debruçando sobre o edital da PGM Guarulhos para produzir o melhor conteúdo para vocês que prestarão a prova. A bola da vez das nossas pesquisas foi a disciplina de Conhecimentos Específicos, que traduzido para o bom português, são noções gerais de direito, especialmente das leis/normas relacionada a atividade do Guarda Municipal. Em uma primeira análise, temos cerca de 80 páginas só do texto da lei. A exigência do edital é bem vasta, inicia com Direito Constitucional (só o artigo 5 - que é bem extenso, artigo 6 - curtinho e artigo 144 que fala sobre a segurança pública). Depois, o edital exige conhecimentos do código penal (conhecer e distinguir na prova os diferentes crimes/delitos); conhecimentos sobre prisão em flagrante (lá do código de processo penal); alguns pontos do estatuto da criança; do idoso; do desarmamento; lei maria da penha; lei de abuso de autoridade; estatuto geral das guardas civis e a lei municipal 7...
Quem assistiu o filme Tropa de Elite deu boas risadas com a cena em que o Capitão Nascimento conceitua estratégia... Mas hoje o papo é sério: pra fazer prova de concurso e ir bem, é preciso estudar conhecendo as regras, dosando as energias no que é mais cobrado, fazendo mais pontos (acertos) com o menor esforço. Esta sempre foi minha forma de estudar. Fiz isso para passar no concurso do Ministério da Fazenda (Receita Federal); para passar no concurso do TJ/SP e depois também no exame de ordem da OAB. Acredito que se você estudar assim, terá sucesso na GCM Guarulhos. Mas assim como? Bom, o edital fala que a prova objetiva terá 40 questões 10 de língua portuguesa 5 de matemática 5 de atualidades 5 de informática e 15 de conhecimentos específicos (direito) Então, você precisa saber que : As questões de direito correspondem a 37,50% dos pontos possiveis Língua portuguesa 25,00% Matemática 12,50% Atualidades 12,50% Informática 12,50% Isso significa que você deve dividir seu tempo ...