- Na figura, que representa uma prequena praça, a região I tem a forma de um quadrado (ABCE), com área de 225 m², e a região II tem a forma de um triângulo retângulo (CDE). Para se ir do ponto A ao ponto P, contornando a praça, pode-se optar pelo trajeto ABCP ou pelo trajeto AEDP, sendo que, em ambos os casos, as distâncias percorridas serão iguais. Sabendo-se que o segmento CD mede 25 m, pode-se afirmar que a distância entre os pontos D e P é igual a(A) 8,5 m(B) 9,0 m(C) 10,0 m(D) 10,5 m(E) 11,0 mSolução:Primeiro, vamos trabalhar com as informações ocultas da questão.Logo de cara ela fala que o quadrado (da região I) tem área de 225 m² (a parte formada pelos pontos ABCE).Pra saber a distância entre cada ponto, precisamos da noção geométrica que a área de um quadrado se obtém pela multiplicação de sua ALTURA x LARGURA. Outra noção, bem boba, mas fundamental: Se é quadrado, tem lados iguais.Quando a questão diz que a área dessa parte é 225m², ta dizendo que se fizermos a raíz quadrada de 225, teremos a medida de cada ponto. Eureca!!!Raíz de 225 é = 15 (15 x 15 = 225)Então já sabemos que de A a B 15 metros. De B a C, 15 metros. De C a E 15 metros... e assim vai, ok? (se não captou, desenhe a figura aí na folha e vai anotando).___Com essa informação, passamos a analisar a segunda figura, que é um triângulo retângulo.Se do ponto C ao ponto E (a altura do quadrado) são 15 metros, concluimos que a altura do triângulo também é 15 metros.E daí, cara pálida? Com essa informação, da altura do triangulo, já conseguimos saber a medida que falta. Como? Seguinte, o enunciado diz que do ponto C ao D temos 25 metros, esse ponto é o que pitágoras chamou de hipotenusa.Se usarmos o teorema dele, chegamos a medida do ponto E ao D. Por que? Por que a soma do quadrado dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.15 X 15 = 225 + x² (ponto E ao D que desconhecemos) = 25²(hipotenusa)Então = X² + 225 = 625X² = 625 -225X² = 400X = raíz de 400, que é igual a 20 mPonto E ao D, mede 20 metros.Já temos todas as informações, agora já conseguimos responder a questão... quer ver?Essa é nossa imagem redesenhada, já com as áreas do seu perímetro definidas (perímetro é o quanto caminharíamos se fossemos dar a volta por essa praça). Se somar todas as medidas, veremos que o perímetro da praça é 90 m (15 + 15+ 25+ 20+ 15 = 90 m)O enunciado diz que tanto faz ir pelo ponto ABCP ou ir pelo ponto AEDP, pois a distância será a mesma. Então, a distância por qualquer um dos trajetos será é 90 / 2 = 45 mEntão vamos andar por AEDP, ok?AEDP = 45 mJá temos que de A a E serão 15 m e de E a D serão outros 20, que dá 35 metros, para 45 faltam quanto???? 10 metros, que é a distância de D até o ponto P.gabarito: Letra - C
Fala galera, belezinha? Hoje peço licença aos nobres guerreiros do TJ-SP pra postar um sei lá o quê de Contabilidade... Acho que é um resumão, um panorama geral. A ideia surgiu porque o estudo da contabilidade é bem áspero... Leva tempo pra entender o mecanismo da coisa e as vezes as explicações teóricas confundem bastante. Falo isso porque queimei as pestanas até compreender a lógica dum débito e crédito (é sério, meu pai, contabilista, a vida toda tentou me explicar porque quando se compra um veículo a vista é débito de veículo e crédito de caixa... a coisa nunca fez sentido pra mim, até que depois de milênios tive um click) Contabilidade pra quê? Como disse, meu pai tentava me explicar a mecânica da coisa, o sistema de partidas dobradas, que cada crédito corresponde a um débito, que a cada ação ou registro do diário se faria um lançamento desses (debitar e creditar) e eu, ainda bem novo, no final perguntava pra ele: “mas pra quê isso? eu compro um carro a vista, la...


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