Pular para o conteúdo principal

TJ/SP - E a tal da matemática? Boa notícia

Amigos do TJ-SP, comecei em uns posts atrás a trazer questões de matemática aplicadas pela vunesp nos concursos de escrevente dos anos anteriores.

Além das questões ficarem fracionadas, tem o problema do método de resolução que eu adoto e que carinhosamente chamo de 'contas de padaria'.

Trata-se de apelação das mais baixas, que inclui contar no dedo, fazer duzentas contas para chegar ao resultado, testar hipóteses, alternativa por alternativa, pra descobrir qual é o X da questão, entre outras coisas.

Particularmente, confesso que é o único jeito que sei fazer. 
Mas conversando com amigos, acho que meu método não é útil para todos. 

Assim, entendi que tentar resolver a lista e postar aqui com os meus comentários, nessas circunstâncias, talvez não trouxesse os melhores benefícios para quem lesse.

Então me lembrei de um grande amigo (Welzeman), que além de boa vontade tem verdadeira habilidade em resolver questões matemáticas, usando os atalhos e os meios convencionais (conhecida também como técnica).

Aí perguntei se ele estaria disposto a resolver as questões que a Vunesp aplicou de 2007 até 2011, explicando o modus operandi para chegar na resolução. 

Resposta: "Aí Tio, se eu puder ajudar tô dentro, sabe que é um prazer esse 'barato' de matemática".

Assim, acredito que em alguns dias teremos todas as questões de matemática de 2007 a 2011 aplicadas pela Vunesp nos concursos de Escrevente Técnico Judiciário aqui no blog, com comentários... Sim, no plural!!!

Meu brother, usando da boa técnica, e eu, usando das armas vis que possuo.

É isso.

Bons estudos e vamô que vamô, por que não tá morto quem peleia!

Comentários

Anônimo disse…
Adorei o termo contas de padaria rsrs

Postagens mais visitadas deste blog

CONTABILIDADE - DEBITANDO E CREDITANDO

Fala galera, belezinha? Hoje peço licença aos nobres guerreiros do TJ-SP pra postar um sei lá o quê de Contabilidade... Acho que é um resumão, um panorama geral. A ideia surgiu porque o estudo da contabilidade é bem áspero... Leva tempo pra entender o mecanismo da coisa e as vezes as explicações teóricas confundem bastante. Falo isso porque queimei as pestanas até compreender a lógica dum débito e crédito (é sério, meu pai, contabilista, a vida toda tentou me explicar porque quando se compra um veículo a vista é débito de veículo e crédito de caixa... a coisa nunca fez sentido pra mim, até que depois de milênios tive um click) Contabilidade pra quê? Como disse, meu pai tentava me explicar a mecânica da coisa, o sistema de partidas dobradas, que cada crédito corresponde a um débito, que a cada ação ou registro do diário se faria um lançamento desses (debitar e creditar) e eu, ainda bem novo, no final perguntava pra ele: “mas pra quê isso? eu compro um carro a vista, la...
Fala, meus amigos! Todos bem? Espero que sim! Por aqui continuo me debruçando sobre o edital da PGM Guarulhos para produzir o melhor conteúdo para vocês que prestarão a prova. A bola da vez das nossas pesquisas foi a disciplina de Conhecimentos Específicos, que traduzido para o bom português, são noções gerais de direito, especialmente das leis/normas relacionada a atividade do Guarda Municipal. Em uma primeira análise, temos cerca de 80 páginas só do texto da lei. A exigência do edital é bem vasta, inicia com Direito Constitucional (só o artigo 5 - que é bem extenso, artigo 6 - curtinho e artigo 144 que fala sobre a segurança pública). Depois, o edital exige conhecimentos do código penal (conhecer e distinguir na prova os diferentes crimes/delitos); conhecimentos sobre prisão em flagrante (lá do código de processo penal); alguns pontos do estatuto da criança; do idoso; do desarmamento; lei maria da penha; lei de abuso de autoridade; estatuto geral das guardas civis e a lei municipal 7...
Quem assistiu o filme Tropa de Elite deu boas risadas com a cena em que o Capitão Nascimento conceitua estratégia... Mas hoje o papo é sério: pra fazer prova de concurso e ir bem, é preciso estudar conhecendo as regras, dosando as energias no que é mais cobrado, fazendo mais pontos (acertos) com o menor esforço. Esta sempre foi minha forma de estudar. Fiz isso para passar no concurso do Ministério da Fazenda (Receita Federal); para passar no concurso do TJ/SP e depois também no exame de ordem da OAB. Acredito que se você estudar assim, terá sucesso na GCM Guarulhos. Mas assim como? Bom, o edital fala que a prova objetiva terá 40 questões 10 de língua portuguesa 5 de matemática 5 de atualidades 5 de informática e 15 de conhecimentos específicos (direito) Então, você precisa saber que : As questões de direito correspondem a 37,50% dos pontos possiveis Língua portuguesa 25,00% Matemática 12,50% Atualidades 12,50% Informática 12,50% Isso significa que você deve dividir seu tempo ...