Pular para o conteúdo principal

Português para o TCE-SP - Questão comentada

Questão 1: TJ SP 2017 Psicólogo (banca VUNESP)

Motoristas e cobradores do transporte público de Itajaí voltaram ao trabalho por volta das 15h30 desta sexta-feira [07.04.2017], após uma ______________ que começou s 10h. Eles protestavam contra o ______________ nos salários. A empresa informou que não tinha dinheiro para fazer o depósito. Houve uma reunião no fim da manhã. A prefeitura ______________ e a empresa concordou em depositar os salários até o início da tarde. (Http://g1.globo.com. Adaptado) De acordo com a norma-padrão, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, com:
    
      A)     Paralisação ...... atrazo ..... interveio
      B)     Paralização ...... atrazo ..... interviu
      C)     Paralisação ...... atraso .... interveio
      D)     Paralisação ...... atraso .... interviu
      E)      Paralização ...... atraso .... interviu

Meu povo, vamos lá a nossa primeira questão de português.
Para resolvê-la, podemos começar utilizando a técnica da eliminação das alternativas absurdas. Notem... Pouco importa se você sabe se paralisação escreve com S ou com Z. Se você souber que atraso escreve com S , você já elimina as alternativas A e B. Logo, ainda que em um eventual chute, você terá 3 alternativas apenas, elevando suas chances para 33,33%, só por saber que atraSo é com S e não com Z. 

Ficamos ai com as alternativas C, D, e E.
Daí podemos analisar "paralisação" ou a conjugação do verbo "intervir". No caso da análise do verbo é sempre interessante buscar um verbo paradigma para ter certeza da conjugação.
Reparem que intervir tem a mesma forma que vir (terminação IR igual). Logo , vir na terceira pessoa (A prefeitura... Ela.... ) do pretérito perfeito é conjugado VEIO.
Vejamos: Eu vim, tu vieste, ele veio.

Aplicando a mesma regra ao verbo intervir teremos...
Eu intervim, tu intervieste, ele interveio...
Logo, o último espaço das lacunas é preenchido corretamente com INTERVEIO.
Das alternativas que nos restam, apenas a LETRA C traz esta resposta. Nas letras D e E temos interviu, que não é a flexão correta.
Logo , nosso gabarito será letra C.
Para tirarmos a prova dos nove, basta lembrar que o S entre vogais tem som de Z. Assim, paralisação escreve mesmo com S, assim como casa, caso, asa, etc.
De forma que os espaços no texto serão preenchidos com PARALISAÇÃO, ATRASO, INTERVEIO.

É isso. Eis o xis da questão!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTABILIDADE - DEBITANDO E CREDITANDO

Fala galera, belezinha? Hoje peço licença aos nobres guerreiros do TJ-SP pra postar um sei lá o quê de Contabilidade... Acho que é um resumão, um panorama geral. A ideia surgiu porque o estudo da contabilidade é bem áspero... Leva tempo pra entender o mecanismo da coisa e as vezes as explicações teóricas confundem bastante. Falo isso porque queimei as pestanas até compreender a lógica dum débito e crédito (é sério, meu pai, contabilista, a vida toda tentou me explicar porque quando se compra um veículo a vista é débito de veículo e crédito de caixa... a coisa nunca fez sentido pra mim, até que depois de milênios tive um click) Contabilidade pra quê? Como disse, meu pai tentava me explicar a mecânica da coisa, o sistema de partidas dobradas, que cada crédito corresponde a um débito, que a cada ação ou registro do diário se faria um lançamento desses (debitar e creditar) e eu, ainda bem novo, no final perguntava pra ele: “mas pra quê isso? eu compro um carro a vista, la...
Fala, meus amigos! Todos bem? Espero que sim! Por aqui continuo me debruçando sobre o edital da PGM Guarulhos para produzir o melhor conteúdo para vocês que prestarão a prova. A bola da vez das nossas pesquisas foi a disciplina de Conhecimentos Específicos, que traduzido para o bom português, são noções gerais de direito, especialmente das leis/normas relacionada a atividade do Guarda Municipal. Em uma primeira análise, temos cerca de 80 páginas só do texto da lei. A exigência do edital é bem vasta, inicia com Direito Constitucional (só o artigo 5 - que é bem extenso, artigo 6 - curtinho e artigo 144 que fala sobre a segurança pública). Depois, o edital exige conhecimentos do código penal (conhecer e distinguir na prova os diferentes crimes/delitos); conhecimentos sobre prisão em flagrante (lá do código de processo penal); alguns pontos do estatuto da criança; do idoso; do desarmamento; lei maria da penha; lei de abuso de autoridade; estatuto geral das guardas civis e a lei municipal 7...
Quem assistiu o filme Tropa de Elite deu boas risadas com a cena em que o Capitão Nascimento conceitua estratégia... Mas hoje o papo é sério: pra fazer prova de concurso e ir bem, é preciso estudar conhecendo as regras, dosando as energias no que é mais cobrado, fazendo mais pontos (acertos) com o menor esforço. Esta sempre foi minha forma de estudar. Fiz isso para passar no concurso do Ministério da Fazenda (Receita Federal); para passar no concurso do TJ/SP e depois também no exame de ordem da OAB. Acredito que se você estudar assim, terá sucesso na GCM Guarulhos. Mas assim como? Bom, o edital fala que a prova objetiva terá 40 questões 10 de língua portuguesa 5 de matemática 5 de atualidades 5 de informática e 15 de conhecimentos específicos (direito) Então, você precisa saber que : As questões de direito correspondem a 37,50% dos pontos possiveis Língua portuguesa 25,00% Matemática 12,50% Atualidades 12,50% Informática 12,50% Isso significa que você deve dividir seu tempo ...