Pular para o conteúdo principal

Concurso Escrevente Técnico Judiciário - O Pulo do Gato (entendendo o peso das matérias)

Fala galera, boa noite!!!

Depois de falar sobre bons motivos para que vocês estudem para o cargo de Escrevente do TJ/SP, achei por bem falar do que considero o pulo do grato (além de muito estudo) pra encurtar o caminho até a aprovação para este concurso.

Este pulo do gato consiste em prestar atenção ao edital e ao peso dado as matérias na prova...
Já faz bastante tempo que as provas para Escrevente são realizadas com 80 questões objetivas, contendo cinco alternativas cada. Estas questões são divididas em três grupos (como se fossem três provas em uma).

Os grupos são:

- Língua Portuguesa: 30 questões

- Matemática, Informática e Atualidades: 12 questões

- Direitos : 38 questões

Cada grupo acima, vale 10 pontos. A nota final é obtida pela média simples da soma das notas obtidas em cada grupo.

"Não entendi. Me explica melhor..."

Ok! Vamos lá... É preciso fazer 30 acertos em língua portuguesa pra obter 10 pontos.

Agora, acertando as 12 questões do trio (matemática, informática e atualidades), você também obtém 10 pontos...

E pra conseguir estes 10 pontos nos Direitos, você deverá suar e acertar todas as 38 questões!!!


Resumindo: no edital, você não verá um quadro com as matérias e atribuindo um peso específico pra cada uma delas... Mas elas tem peso DIFERENTE!

O trio (matemática, informática e atualidades) são as que valem mais! Então quem quer passar tem que pegar este atalho: estudar muito estas matérias, mas principalmente saber como a vunesp cobra e resolver inúmeras questões. Se acertar as 12 questões que cairão do trio, você já garante 3,33 da nota final!!!

Em muitas comarcas, a nota de corte foi inferior a 7 pontos, como podemos ver na lista a seguir. Nesta mesma lista, em vermelho, o percentual que acertar tudo no trio representa...

ESCREVENTE TÉCNICO JUDICIÁRIO 
Lista Geral

Opção Nota de Corte

Guarulhos 6,567                       =           50,70%
Itapecerica da Serra 6,588      =           50,54%
Osasco 6,629                             =           50,23%
São B. do Campo 6,766            =            49,21%

Santo André 6,901                    =           48,25%
Mogi das Cruzes 7,114             =           46,80%
São Paulo 7,915                         =            42,07%

Então vamos lá, minha gente: acertar todas as questões do trio, ou chegar muito perto disso, é meio caminho andado no nosso objetivo, que é ver vocês invadirem o Tribunal de Justiça de SP!!!

A partir de hoje, quem não gosta de matemática, precisa começar a gostar. Quem não gosta de ler notícias, ver telejornal etc, precisa incluir isso na rotina. E nas questões de informática, além daquele conhecimento básico de usuário, vale dar uma caprichada conhecendo as formas de cobrança da banca.

Finalizando : o pulo do gato neste concurso é conhecer o peso elevadíssimo atribuído ao trio (matemática, informática e atualidades) e afiar o machado pra acertar todas! Este tem que ser nosso objetivo... gabaritar o trio!

Se pensarmos assim e dermos aquela caprichada, a aprovação estará muito mais próxima.


________________

Ainda nesta toada: outros dez pontos (mais 3,33 da média final), são possíveis pela prova de língua portuguesa. Considerando que estudamos isso a vida toda, no ensino fundamental e médio e com a resolução de provas anteriores, temos mais um mega passo rumo a aprovação.

A prova de Direitos pode ser a cereja do bolo... Especialmente para os candidatos que não são bacharéis ou que não tem familiaridade com Direito para concursos. 

Se você está entre estes, acredite: sua aprovação é possível!!!


Grande Abraço e até mais.


Montmor






Comentários

Anônimo disse…
Cada leitura deste Blog é um ânimo a mais....vou ter que amar Matemática....sempre foi meu fim!
Unknown disse…
Olá Montmor
Primeiro quero agradecer pela suas infos, muito bom seus posts.

Queria saber se eu escolher SP por chamar mais gente, tenho depois como pedir transferência para SBC, por exemplo.
SBC tem uma nota de corte menor mas chamam , proporcionalmente, menos gente do que em SP.
obrigada !
André Pereira disse…
Bom dia, Ana. Tudo bem?
Então, escolher para onde prestar é uma decisão bastante difícil e depois digo o porquê... Mas respondendo sua pergunta: Sim, você pode prestar para SP e depois tentar a qualquer tempo uma permuta com alguém do ABC (existem no face grupos destinados só para isso, permutas... as vezes, para que elas deem certo, os colegas fazem permutas triplas, quádruplas etc... envolvendo não só dois servidores, mas três ou mais)

Além disso, após ter 1 ano completo de exercício no Tribunal, você poderá participar dos processos de remoção, sempre que estes forem abertos.

Então, fazer para capital, pensando em ir para outro lugar pode? Pode sim... Mas tem que avaliar bem. Explico isso melhor no post de hoje.
Unknown disse…
Olá !
É bom saber que tem possibilidade de remoção. Nada melhor que trabalhar perto de casa para sobrar mais tempo para "viver" ou para estudar ! abcs e obrigada !

Postagens mais visitadas deste blog

CONTABILIDADE - DEBITANDO E CREDITANDO

Fala galera, belezinha? Hoje peço licença aos nobres guerreiros do TJ-SP pra postar um sei lá o quê de Contabilidade... Acho que é um resumão, um panorama geral. A ideia surgiu porque o estudo da contabilidade é bem áspero... Leva tempo pra entender o mecanismo da coisa e as vezes as explicações teóricas confundem bastante. Falo isso porque queimei as pestanas até compreender a lógica dum débito e crédito (é sério, meu pai, contabilista, a vida toda tentou me explicar porque quando se compra um veículo a vista é débito de veículo e crédito de caixa... a coisa nunca fez sentido pra mim, até que depois de milênios tive um click) Contabilidade pra quê? Como disse, meu pai tentava me explicar a mecânica da coisa, o sistema de partidas dobradas, que cada crédito corresponde a um débito, que a cada ação ou registro do diário se faria um lançamento desses (debitar e creditar) e eu, ainda bem novo, no final perguntava pra ele: “mas pra quê isso? eu compro um carro a vista, la...
Fala, meus amigos! Todos bem? Espero que sim! Por aqui continuo me debruçando sobre o edital da PGM Guarulhos para produzir o melhor conteúdo para vocês que prestarão a prova. A bola da vez das nossas pesquisas foi a disciplina de Conhecimentos Específicos, que traduzido para o bom português, são noções gerais de direito, especialmente das leis/normas relacionada a atividade do Guarda Municipal. Em uma primeira análise, temos cerca de 80 páginas só do texto da lei. A exigência do edital é bem vasta, inicia com Direito Constitucional (só o artigo 5 - que é bem extenso, artigo 6 - curtinho e artigo 144 que fala sobre a segurança pública). Depois, o edital exige conhecimentos do código penal (conhecer e distinguir na prova os diferentes crimes/delitos); conhecimentos sobre prisão em flagrante (lá do código de processo penal); alguns pontos do estatuto da criança; do idoso; do desarmamento; lei maria da penha; lei de abuso de autoridade; estatuto geral das guardas civis e a lei municipal 7...
Quem assistiu o filme Tropa de Elite deu boas risadas com a cena em que o Capitão Nascimento conceitua estratégia... Mas hoje o papo é sério: pra fazer prova de concurso e ir bem, é preciso estudar conhecendo as regras, dosando as energias no que é mais cobrado, fazendo mais pontos (acertos) com o menor esforço. Esta sempre foi minha forma de estudar. Fiz isso para passar no concurso do Ministério da Fazenda (Receita Federal); para passar no concurso do TJ/SP e depois também no exame de ordem da OAB. Acredito que se você estudar assim, terá sucesso na GCM Guarulhos. Mas assim como? Bom, o edital fala que a prova objetiva terá 40 questões 10 de língua portuguesa 5 de matemática 5 de atualidades 5 de informática e 15 de conhecimentos específicos (direito) Então, você precisa saber que : As questões de direito correspondem a 37,50% dos pontos possiveis Língua portuguesa 25,00% Matemática 12,50% Atualidades 12,50% Informática 12,50% Isso significa que você deve dividir seu tempo ...